Capa da Página Prefeitura de Belo Horizonte publica edital que permite volta de público aos estádios da capital - Esporte - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 32º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Esporte

30/07/2021 às 10:32h

Prefeitura de Belo Horizonte publica edital que permite volta de público aos estádios da capital

Facebook

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município desta quinta-feira a portaria que permite a volta do públicos aos estádios da capital mineira. A medida tem efeito imediato, mas o primeiro jogo com torcida deve ocorrer apenas em 18 de agosto, no duelo entre Atlético-MG e River Plate, pelas quartas de final da Copa Libertadores.

Os detalhes da norma já haviam sido anunciados pelo secretário de saúde de BH, Jackson Machado Pinto, na terça. Entre as principais ponderações, estão a capacidade máxima de 30% e a obrigação de apresentação de teste negativo para a Covid-19 feito até 72 horas antes do jogo (inclusive aqueles já vacinados com duas doses).

Além disso, só torcedores dos clubes mandantes poderão comparecer aos estádios. Eles deverão usar máscaras e obedecer um distanciamento de um assento lateral e outro frontal entre pessoas de grupos diferentes.

Como a CBF ainda não autoriza a presença de público em torneios nacionais, a novidade só deve valer para jogos organizados pela Conmebol, como a Copa Libertadores. Assim, Atlético-MG e River Plate, no dia 18 de agosto, deve marcar o retorno da torcida ao Mineirão.

O clube, inclusive, já criou uma comissão para viabilizar a volta dos torcedores. A diretoria informou que negocia a realização de exames diretamente com redes laboratoriais de Belo Horizonte, no intuito de evitar a falsificação dos testes contra a Covid-19. No Mineirão, 30% de ocupação corresponde a 16 mil torcedores.

Belo Horizonte é a segunda capital do Brasil a permitir a volta de torcedores aos estádios. A primeira foi Brasília. Há uma semana, Flamengo e Defensa y Justicia duelaram no Mané Garrincha para pouco mais de 5 mil torcedores, no primeiro jogo com público no país desde março de 2020.

Em Minas Gerais, porém, as cidades de Betim e Ubá serão as primeiras a receber um jogo com público. No próximo sábado, os confrontos entre Betim x Democrata GV e Aymores x Guarani, pelo Módulo II do Campeonato Mineiro, poderão contar com torcida parcial nas arquibancadas.

Em BH, o último jogo com público ocorreu em 11 de março, quando o Cruzeiro perdeu para o CRB pela 3ª fase da Copa do Brasil diante de pouco mais de 13 mil torcedores presentes no Mineirão. Quatro dias antes, no mesmo palco, Galo e Raposa fizeram clássico para mais de 53 mil pessoas. O jogo terminou 2 a 1 para o Atlético.

Atualmente, a ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no estado de Minas Gerais está em 54,69%, enquanto a ocupação dos de enfermaria está em 79,03%.

Regras para volta do público em BH

  • Capacidade máxima de 30%, apenas com torcedores do clube mandante;
  • Uso obrigatório de máscara e distanciamento de 1 assento vertical e 1 horizontal entre diferentes grupos (mesma regra dos cinemas);
  • Teste negativo (rápido ou RT-PCR) para a Covid-19 com antecedência máxima de 72 horas;
  • Pessoas vacinadas também devem apresentar teste negativo para entrar no estádio;
  • Testes de farmácia serão aceitos, desde que levados em papel timbrado;
  • Venda de ingressos exclusiva pela internet, com obrigação de apresentação de nome e telefone (para caso de necessidade de rastreio);
  • Não haverá transporte público para os estádios;
  • Proibida a venda de bebida alcoólica;
  • Não há limitação de idade, mas a prefeitura recomenda que grávidas não compareçam.

Fonte: GE
Foto: PBH

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: