10/03/2020 às 07:15h
O técnico Jorge Sampaoli, de 59 anos, foi apresentado pelo Atlético na tarde desta segunda-feira na Cidade do Galo. Em sua primeira entrevista como treinador do alvinegro, o argentino deixou clara qual a sua meta no comando do clube: montar um time extremamente ofensivo, capaz de propor o jogo diante de qualquer adversário, em qualquer situação. O comandante quer resgatar o estilo no clube alvinegro e demonstrou desejo pela estratégia que será utilizada em campo.
“Eu diria apenas uma palavra: ataque (resumo de seu trabalho). Para mim, o ataque é o desejo que me gera este time, que me parece um pouco apagado, um pouco temeroso. Jogadores que tiverem temor não vão poder estar aqui. A ideia é que a gente vá a campo e encare qualquer equipe que enfrentarmos”, declarou o treinador.
Sampaoli assinou contrato com o Atlético até o fim de 2021. No último sábado, ele acompanhou, no Mineirão, a vitória do Galo sobre o Cruzeiro, por 2 a 1, em clássico válido pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. O treinador fez uma avaliação da equipe no duelo contra o arquirrival e espera que os jogadores tenham mais confiança em campo.
“Era muito necessário ganhar o clássico, porque nos mantém com chance de competir pelo Mineiro. A euforia da torcida vinculada ao exterior tem que ser gerada no futuro pelo que se faz em campo. Ou seja, o time tem que representar o Atlético por um sistema que permita uma identificação através de uma ideia. Se uma ideia não é o principal, o projeto não tem muito sentido. No sábado, vi muito nervosismo, desespero, urgência. Pouco jogo. Se tenho os melhores jogadores, tenho que jogar”.
A ideia é clara: para o treinador, o Atlético tem que ser protagonista em campo. Sampaoli não quer ver o alvinegro temer nenhum adversário do futebol brasileiro na temporada 2020.
“O Atlético, pela minha característica, será um time extremamente de ataque, que vai tentar ser protagonista a todo tempo em qualquer campo que jogar e contra qualquer equipe, sem nenhum tipo de temor e nenhum tipo de resguardo. Isso é o que me identifica e é o que vim trazer para cá. Não ganhar por ganhar, mas ganhar de um jeito”.
Avaliações
O momento inicial de Sampaoli será para observar jogadores que se encaixem nas características do estilo de jogo que será proposto. O treinador, como ressaltou em toda a entrevista, vai tentar fazer o time se impor diante dos adversários. O argentino espera que a equipe se torne ambiciosa para buscar títulos importantes.
“A partir de agora, é preciso avaliar o que há em casa relacionado ao que disse (estilo de jogo). O elenco está um pouco frustrado desde o início do ano, porque não conseguiu coisas importantes. Agora, é buscar a maneira de avaliar e de fortalecer este grupo para sair dessa pressão e tentar prevalecer com um estilo e uma cultura de jogo. Vê-se uma equipe extremamente ansiosa, temerosa. Eu quero que a, partir de agora, a equipe solte um pouco as características que tem, recorra a algum jogador que venha para potencializar o que falta e construir em pouco tempo que temos um elenco extremamente ambicioso”.
No entanto, o tempo é inimigo de Sampaoli. O treinador avalia que o time já perdeu dois meses em relação aos concorrentes no futebol brasileiro. O argentino promete ao torcedor alvinegro que, mesmo que o time não consiga as vitórias, lutará de todas as formas pelo resultado positivo.
“No futebol atual, em que há tanta pressão e urgência, não permite vincular o jogo como um aspecto determinante, porque não há tanta liberdade. Aqui, queremos gerar coisas que tenham a ver com uma maneira de sentir o futebol e que se identifica com a torcida. Que a torcida saiba o que a equipe vai buscar e, por mais que não consiga vitórias, saiba claramente o que somos e o que queremos”, concluiu.
A estreia de Sampaoli será no próximo sábado, às 19h, contra o Villa Nova, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. O alvinegro ocupa a quarta posição, e restam apenas três partidas para o fim da primeira fase da competição.
Fonte: Super Esportes
21/08/2020 - América segue com baixas no time para duelo contra Oeste-SP; veja provável escalação
21/08/2020 - Ausência de peças no banco evidencia necessidade de reforços no Atlético
20/08/2020 - Diretor do América diz que Atlético não fez oferta por Alê
20/08/2020 - Cruzeiro x Chapecoense: veja prováveis escalações e onde assistir ao jogo pela Série B
19/08/2020 - Para seguir 100% e manter liderança, Atlético visita Botafogo pelo Brasileirão
19/08/2020 - Cruzeiro dará salto na classificação com vitória e ficará perto do G4 da Série B
19/08/2020 - Setor ofensivo do América tem queda de produção no início da Série B
18/08/2020 - América empata sem gols com Juventude, em noite de grandes defesas dos goleiros