Capa da Página Acidentes com vítimas atropeladas está relacionado a atenção e imprudência no trânsito, avalia segurança pública - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

23/10/2025 às 07:44h

Acidentes com vítimas atropeladas está relacionado a atenção e imprudência no trânsito, avalia segurança pública

Facebook

Segundo o Painel de Acidentes de Trânsito da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, cerca de 15 atropelamentos são registrados diariamente em municípios mineiros.

Em muitos casos os acidentes provocam mortes e revela uma estatística alarmante em ruas e avenidas de algumas cidades, como é o caso daqui de Pará de Minas. O maior número destes atropelamentos geralmente acontecem em vias com intenso fluxo de veículos e pedestres. Aqui em Pará de Minas, somente em 2025, três pessoas já perderam a vida por esse motivo.

No estado, a média é de 15 atropelamentos por dia. O delegado Carlos Henrique Gomes, responsável pela pasta de trânsito na Delegacia de Pará de Minas falou mais a respeito do tema para nossa equipe de reportagem:

Clique e ouça Carlos Henrique Gomes Bueno 

Metade desses acidentes são causados por falhas humanas, como desrespeito às leis de trânsito e falta de atenção. A alta velocidade de veículos que trafegam nos principais corredores pode ser também apontado como um fator que tem corroborado para que os acidentes de trânsito se tornem mais constantes:

Clique e ouça Carlos Henrique Gomes Bueno 

Com a chegada de um período com datas de forte apelo comercial de datas como Black Friday e Natal, a circulação de pessoas na área central da cidade cresce. Contudo, o delegado reitera a importância do comportamento de pedestres, especialmente ao atravessar as ruas para evitar situações mais graves:

Clique e ouça Carlos Henrique Gomes Bueno 

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) um terço das ocorrências de atropelamentos ocorrem à noite. Em 2024, Minas Gerais contabilizou 6.106 vítimas, quase 20% delas ficaram em estado grave (1.074) e outras 306 perderam a vida no acidente.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: