11/08/2025 às 08:30h
O trânsito em Pará de Minas tem crescido nos últimos anos. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a frota de veículos mais do que dobrou em dez anos.
Em 2010, cerca de 30 mil veículos registrados disputavam espaços pelas vias da cidade, agora, esse número ultrapassa os 72 mil automóveis.
Mas, a atenção e violência no trânsito tem impactado a segurança da população. Pela cidade, a disputa parece ser entre quem vai chegar primeiro. Já os motociclistas acabam sendo os mais envolvidos em ocorrências de sinistros pelas principais vias de Pará de Minas.
Lucas Moreira da Guarda Municipal de Pará de Minas, em conversa com o Jornal da Cidade, classificou a falha humana como um dos principais fatores para um trânsito cada vez mais agitado:
Clique e ouça Lucas Moreira
Segundo relatório da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o trânsito em Pará de Minas causou 310 vítimas, a grande maioria em estado leve. Contudo, o comportamento tem sido motivo de reclamação de moradores que transitam pelas principais corredores da cidade:
Clique e ouça Povo fala
Ainda de acordo com dados estatísticos da Secretaria, os pontos com mais registros de acidentes na cidade são a Avenida Presidente Vargas, Rua Antônio Carlos, Rua Nova Serrana e Avenida Professor Mello Cançado. A segurança pública no município reforça a importância de todos estarem dispostos a contribuir para mais segurança e harmonia nas ruas, a começar pelas boas práticas, como obedecer às normas de trânsito.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
13/01/2025 - Cemig orienta sobre segurança com rede elétrica durantes férias escolares
11/01/2025 - Órgãos de segurança fazem balanço sobre estragos causados pelas chuvas e monitoramento
10/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
10/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Último dia para realizar matrículas na rede estadual de ensino
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026
10/01/2025 - Reforma: Câmara Municipal intensifica obras de melhorias do espaço
09/01/2025 - Major Aelson José de Oliveira é o novo comandante da 19ª Companhia da PM