No ano de 2022, o rádio completou 100 anos no Brasil. A relação desse meio de comunicação com conquistas e transformações que não seria possível sem um personagem fundamental da história: o ouvinte.
Nos 44 anos da maior emissora de Pará de Minas e região, o Jornal da Cidade produziu um material que retrata a relação do público sertanejo e do homem do campo como um dos principais espectadores da audiência.
O rádio também chega e acorda aquele que produz os alimentos que chegam na mesa da população brasileira, nas feiras, plantações, pocilgas, lavouras e currais, estamos falando do homem do campo.
Também o rádio se faz presente na agricultura familiar, em fazendas e granjas. Cícero e Adélio acompanham esse meio de comunicação ao mesmo tempo em que desempenham funções no campo. Eles contaram mais sobre essa relação ao JC Notícias:
Ouvintes que em muitas das vezes não utilizam os meios tecnológicos pelo fato de estarem envolvidos nas atividades rurais ou até mesmo pelo acesso à rede de internet, mas que não perdem a oportunidade de se conectar.
Durante a programação da Espacial FM, o Programa Sertanejo Bom Demais, apresentado por Igor Araújo, há quase 10 anos, diversos personagens sintonizam e participam de promoções e brincadeiras. Seja dentro das caminhonetes, nas estradas ou nas propriedades rurais.
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, e com diversas passagens por emissoras de rádio no estado, Getúlio Neuremberg, aborda que mesmo com os desafios das transformações para o meio digital, o rádio ainda mantêm sua força e referência ao lado de quem está distante dos centros urbanos.
Esse meio de comunicação segue importante para a vida de milhões de brasileiros que buscam nele companhia, informação e diversão. Nós, profissionais que atuam em rádio, agradecemos a todos os ouvintes que fazem valer nosso trabalho, é por vocês que esse veículo centenário permanece vivo e ativo, em constante evolução.
CLIQUE E OUÇA NA REPORTAGEM
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
15/05/2026 - Show de Prêmios da APAE vai movimentar a cidade
15/05/2026 - Dia do Gari reforça importância dos profissionais da limpeza urbana em Pará de Minas
15/05/2026 - Moradores cobram solução para buracos na Rua Perdizes
14/05/2026 - CESEC de Pará de Minas promove evento sobre combate ao racismo nesta quinta-feira
14/05/2026 - Pagamento do Gás do Povo passa a ter data fixa em todo o país
14/05/2026 - Mutirão da limpeza percorre mais bairros de Pará de Minas no combate à dengue
13/05/2026 - Escritora Idê Ferreira lança mais uma obra durante a Paraliteratura 2026