10/02/2026 às 08:44h
No final da última semana, a Prefeitura de Pará de Minas recebeu do Governo Federal R$ 712.583,64 referentes ao Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Os recursos serão destinados ao fomento da produção cultural local, por meio de editais a serem divulgados em breve pela Secretaria Municipal de Cultura.
A Política Nacional Aldir Blanc, que passou a ter caráter permanente, tem como objetivo o fomento direto aos artistas e fazedores de cultura, o apoio aos Pontos de Cultura vinculados ao programa Cultura Viva, além da manutenção dos equipamentos e instrumentos culturais do município.
O vice-prefeito Luiz Lima informou o recebimento dos recursos e comenta a construção participativa do processo que envolveu artistas, agentes culturais e o próprio Conselho Municipal de Políticas Culturais, na busca da melhor aplicação de recursos advindos da PNAB:
Clique e ouça Luiz Lima
A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Isabel Faria também falou a imprensa sobre a importância da PNAB para o fomento cultural em Pará de Minas e as novidades de seu segundo ciclo. Ela também orienta artistas e fazedores de cultura a ficarem atentos à divulgação dos editais, que informarão prazos e condições para a inscrição de projetos:
Clique e ouça Isabel Faria
Como diferencial neste ciclo, o município promoverá a criação de um grupo de estudos voltado à elaboração de projetos culturais e a realização de oficina de prestação de contas, com o objetivo de auxiliar os interessados em participar dos editais e inscrever suas propostas de forma mais segura e qualificada.
Por JC Notícias e Prefeitura de Pará de Minas
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas
25/04/2025 - Câmara aprova projeto que prevê o Censo Animal em Pará de Minas
24/04/2025 - Alerta: sobrecarga de energia é um perigo que pode levar a incêndios
24/04/2025 - ‘Modernização’ é assunto de encontro regional de Sindicatos em Pará de Minas
24/04/2025 - Sine de Pará de Minas abre inscrições para 7 cursos gratuitos
24/04/2025 - Audiência pública vai debater soluções para problema de fios soltos em Pará de Minas
23/04/2025 - Credirural lança campanha ‘Promoção Consórcio Premiado’ para cooperados
23/04/2025 - Presidente da Ceasa fala sobre abastecimento de centenas de cidades mineiras