Fomentar a expansão da rede de postos de coleta de bancos de leite humano e incentivar a instalação nos locais de trabalho de salas destinadas ao aleitamento materno e à coleta e armazenamento de leite por trabalhadoras lactantes, passam a ser diretrizes para o Estado, conforme lei sancionada recentemente pelo governador Romeu Zema (Novo).
A proposta reconhece o aleitamento como um direito fundamental tanto da criança quanto da pessoa que amamenta, e propõe ações práticas para garantir que esse direito seja respeitado e incentivado em todo o estado. O projeto é de autoria da deputada Lohanna França. Ao JC Notícias, a parlamentar comentou sobre a sanção da lei:
Clique e ouça Lohanna França
A possibilidade de programas de incentivo fiscal para empresas que apoiam o aleitamento faz parte do Projeto de Lei e tem o objetivo de promover e apoiar a prática, considerada importante para a saúde pública:
Clique e ouça Lohanna França
O projeto também incentiva a doação de leite humano e a ampliação da rede de bancos de leite nos municípios, além de promover a capacitação de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, parteiras e outros para orientarem adequadamente lactantes, prevenindo e solucionando dificuldades comuns relacionadas à amamentação. A matéria foi sancionada pelo governador e publicada no dia 24 de julho, no Diário Oficial de Minas Gerais.
Por JC Notícias
Fotos: Assessoria parlamentar
03/09/2025 - Inaugurada a nova agência do Sicoob Ascicred em Igaratinga
03/09/2025 - Abertas as inscrições para o curso Saúde e Cuidado ao Idoso em Pará de Minas
02/09/2025 - Vacina para ajudar dependentes de crack e cocaína
02/09/2025 - Dias quentes e parques cheios: moradores começam a buscar locais para se refrescar
02/09/2025 - Pará de Minas pode ganhar pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos
01/09/2025 - Estudante de Pará de Minas é premiado com intercâmbio pelo governo de MG