03/06/2025 às 08:30h
As alergias alimentares em crianças têm se tornado uma preocupação crescente para os pais, especialmente aqueles de primeira viagem. Essa condição consiste numa reação do sistema imunológico a certas proteínas presentes nos alimentos, considerando-as como uma ameaça.
De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência da alergia alimentar é maior nos primeiros anos de vida, afetando 6% das crianças abaixo de três anos de idade.
Segundo a pediatra e especialista em nutróloga, doutora Ana Esteves, as alergias podem causar reações adversas no corpo, que podem variar de leves a graves, podendo, inclusive, levar o paciente a óbito:
Clique e Ouça Ana Esteves
Os alimentos mais comuns que desencadeiam reações alérgicas em crianças incluem leite, ovos, amendoim, nozes, trigo, soja, peixe e frutos do mar.
Os sintomas de alergia alimentar em crianças podem aparecer logo após o consumo do alimento ou até algumas horas depois. Eles incluem: manchas vermelhas e coceira, inchaço no rosto ou garganta, dificuldade para respirar ou chiado no peito e dor abdominal, vômitos ou diarreia. Doutora Ana Esteves explica que as alergias são diferentes da intolerância, e usou como exemplo a intolerância à lactose:
Clique e Ouça Ana Esteves
Uma dúvida comum em consultórios pediátricos é quando os pais podem iniciar a introdução alimentas nas crianças de maneira saudável e eliminando riscos de alergias alimentares.
Essa introdução representa o período em que o bebê deixa de se alimentar apenas de leite materno, ou fórmula infantil, e começa a ingerir outros alimentos. Segundo Ana Esteves, os pais devem respeitar a janela imunológica:
Clique e Ouça Ana Esteves
A melhor forma de prevenir uma reação alérgica é evitar o alimento que causa a alergia.
A Doutora Ana Esteves orienta os pais lerem atentamente os rótulos de alimentos, especialmente ao comprar produtos processados. Também é essencial informar professores, cuidadores e outros responsáveis pela criança sobre suas alergias.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores
22/09/2025 - Município fala em enxugar “gastos” com a saúde, mas vereador contesta
22/09/2025 - Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
19/09/2025 - Ação da Secretaria de Meio Ambiente vai florescer avenida com plantio de ipê-amarelo