08/07/2026 às 08:32h
Mesmo sem registrar casos de febre amarela, Pará de Minas reforçou as ações de prevenção após um alerta epidemiológico emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CIEVS-Minas). A medida foi motivada pela confirmação da circulação do vírus em Primatas Não-Humanos em nove municípios do Noroeste do estado, acendendo o sinal de atenção para todas as cidades mineiras.
A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos e pode provocar complicações graves. Entre 2024 e 2025, Minas Gerais confirmou 15 casos da doença em humanos, com cinco mortes. Embora a forma urbana da enfermidade não seja registrada no Brasil há décadas, o vírus continua circulando em áreas silvestres, somando cerca de 30 notificações em Primatas Não-Humanos somente neste ano, fator que tornou essencial o monitoramento constante e a manutenção da cobertura vacinal.
A referência técnica em Vigilância Epidemiológica Municipal, Maria de Lourdes Liguori, explicou que o objetivo do alerta é justamente agir de forma preventiva antes que a doença chegue ao município:
Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori
A principal forma de prevenção continua sendo a vacinação. Em Pará de Minas, porém, a cobertura vacinal está em 59,91%, percentual bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, o que significa que cerca de 30 mil moradores ainda não estão protegidos contra a doença, como explica a responsável pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Viana:
Clique e ouça Juliana Viana
Outro ponto importante destacado pelas autoridades é o papel dos primatas na vigilância da doença. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, eles não transmitem a febre amarela. Na verdade, funcionam como importantes indicadores da circulação do vírus na natureza.
Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental, Douglas Duarte, sempre que um animal é encontrado morto, a orientação é comunicar imediatamente o setor para que o animal seja recolhido e encaminhado para investigação laboratorial, ajudando a identificar precocemente a presença do vírus na região:
Clique e ouça Douglas Duarte
A orientação é que a população confira o cartão de vacinação e procure a unidade básica de saúde mais próxima, caso haja necessidade de atualização. As salas de vacinação funcionam das 7h30 às 15h30, enquanto as unidades Providência, Nossa Senhora da Piedade e Walter Martins atendem até as 20h, por meio do programa Saúde na Hora. Também é recomendado o uso de repelente, a eliminação de água parada e o contato imediatamente com a Vigilância Ambiental pelos telefones (37) 3231-7817 ou (37) 3231-7722, ao encontrar um primata morto.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
07/04/2026 - Polêmica envolvendo na rede de ensino do município
07/04/2026 - Outono exige atenção redobrada e Defesa Civil alerta para mudanças no clima
07/04/2026 - Prazo para regularizar título se aproxima e Cartório Eleitoral intensifica atendimentos
06/04/2026 - Academia de Letras de Pará de Minas se prepara para realizar 1ª Festa Literária