O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Iguatama, Lucas Vieira Lopes, integra a equipe de transição do Governo de Minas Gerais, representando as 853 cidades mineiras. A comissão foi definida pelo governador eleito, Cleitinho Azevedo, e será coordenada pelo vice-governador eleito, Luís Eduardo Falcão, ex-presidente da entidade municipalista.
A participação da associação tem como objetivo apresentar as principais demandas das administrações municipais e contribuir para o diagnóstico da situação do Estado, aproximando as decisões do novo governo da realidade das prefeituras. A equipe técnica da AMM, junto à diretoria, está preparando uma pauta com as prioridades dos municípios para subsidiar a construção de políticas públicas.
Entre os principais temas estão os impactos das renúncias fiscais estaduais nas receitas municipais e as despesas assumidas pelas prefeituras para manter serviços e estruturas vinculados ao Estado. Essas questões afetam diretamente a capacidade financeira dos municípios e os investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.
O presidente da AMM, Lucas Vieira Lopes, falou sobre a importância deste convite e destacou que a presença da associação na transição busca fortalecer o diálogo entre Estado e municípios e promover uma divisão mais equilibrada das responsabilidades:
Clique e ouça Lucas Vieira:
A AMM acompanhará os trabalhos da comissão e reafirmou a imprensa seu compromisso com uma atuação técnica, apartidária e voltada à cooperação entre os entes federativos, para que as decisões estaduais considerem os impactos nas cidades e contribuam para uma gestão pública mais eficiente, equilibrada e próxima da população.
Por JC Notícias/Com Informações da AMM
Foto: AMM
31/12/2025 - Altas temperaturas fazem buscas por protetor solar crescer em Pará de Minas
31/12/2025 - Prêmio de R$ 1 bilhão: Apostadores estão otimistas com resultados da Mega da Virada
30/12/2025 - Delegado faz balanço dos trabalhos realizados pela Polícia Civil em Pará de Minas
30/12/2025 - Crimes com IA: Criminosos manipulam e aplicam golpes nas redes sociais
30/12/2025 - Governo de Minas libera consulta aos valores do IPVA 2026
29/12/2025 - Fazendinha de recuperação pede ajuda da população para manutenção dos trabalhos