01/07/2026 às 08:33h
Conviver com uma doença renal crônica significa adaptar toda a rotina em função do tratamento. Para milhares de pessoas, além das consultas e dos cuidados com a saúde, existe também outro desafio: percorrer longas distâncias várias vezes por semana para realizar a hemodiálise, um procedimento responsável por filtrar o sangue e retirando substâncias tóxicas, excesso de líquidos e resíduos que o organismo sozinho já não consegue eliminar.
Pensando nesse cenário, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais está ampliando a oferta da hemodiálise para diferentes regiões do estado. O objetivo é diminuir os impactos diários de quem depende desse cuidado contínuo, como explica o responsável pela pasta, Fábio Baccheretti:
Clique e ouça Fábio Baccheretti
Atualmente, cerca de 14 mil pessoas realizam o procedimento em Minas Gerais e o estado conta com 90 centros em funcionamento. Para ampliar esse atendimento, já foram investidos mais de R$31,2 milhões, com previsão de implantação de 11 novas unidades.
A expectativa agora é, justamente, facilitar o acesso e permitir que mais pessoas consigam manter o tratamento com mais conforto e segurança no estado.
Por Sarah Faria com informações da Agência Minas Gerais
Foto: Daniela Oliveira / Divulgação
26/08/2026 - Ligações indesejadas seguem sendo alvo de reclamações e Procon orienta
26/08/2026 - Volta às aulas movimenta ruas e reforça atenção da Guarda Civil em frente às escolas
25/08/2026 - Mais Saúde chega à 10ª edição com uma manhã recheada de atividades em Pará de Minas
25/08/2026 - HNSC realiza cirurgia inédita por videolaparoscopia pelo SUS
24/08/2026 - APAE de Pará de Minas realiza pré-lançamento do livro “Tecendo Histórias”