01/07/2026 às 08:33h
Conviver com uma doença renal crônica significa adaptar toda a rotina em função do tratamento. Para milhares de pessoas, além das consultas e dos cuidados com a saúde, existe também outro desafio: percorrer longas distâncias várias vezes por semana para realizar a hemodiálise, um procedimento responsável por filtrar o sangue e retirando substâncias tóxicas, excesso de líquidos e resíduos que o organismo sozinho já não consegue eliminar.
Pensando nesse cenário, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais está ampliando a oferta da hemodiálise para diferentes regiões do estado. O objetivo é diminuir os impactos diários de quem depende desse cuidado contínuo, como explica o responsável pela pasta, Fábio Baccheretti:
Clique e ouça Fábio Baccheretti
Atualmente, cerca de 14 mil pessoas realizam o procedimento em Minas Gerais e o estado conta com 90 centros em funcionamento. Para ampliar esse atendimento, já foram investidos mais de R$31,2 milhões, com previsão de implantação de 11 novas unidades.
A expectativa agora é, justamente, facilitar o acesso e permitir que mais pessoas consigam manter o tratamento com mais conforto e segurança no estado.
Por Sarah Faria com informações da Agência Minas Gerais
Foto: Daniela Oliveira / Divulgação
03/02/2025 - Ex-governador de MG Newton Cardoso morre em Belo Horizonte
01/02/2025 - Designações: Secretaria de Educação encerra convocação de profissionais
31/01/2025 - Bora viajar! Casal de Pará de Minas vai se aventurar pelas Américas de Motohome
31/01/2025 - Águas de Pará de Minas reforça ações de combate ao Aedes aegypti
31/01/2025 - Pará de Minas vai contar com novo local para emissão da Carteira de Identidade
31/01/2025 - IPTU: Prefeitura de Pará de Minas anuncia redução de parcelas para pagamento 2025
31/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!