01/07/2026 às 08:33h
Conviver com uma doença renal crônica significa adaptar toda a rotina em função do tratamento. Para milhares de pessoas, além das consultas e dos cuidados com a saúde, existe também outro desafio: percorrer longas distâncias várias vezes por semana para realizar a hemodiálise, um procedimento responsável por filtrar o sangue e retirando substâncias tóxicas, excesso de líquidos e resíduos que o organismo sozinho já não consegue eliminar.
Pensando nesse cenário, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais está ampliando a oferta da hemodiálise para diferentes regiões do estado. O objetivo é diminuir os impactos diários de quem depende desse cuidado contínuo, como explica o responsável pela pasta, Fábio Baccheretti:
Clique e ouça Fábio Baccheretti
Atualmente, cerca de 14 mil pessoas realizam o procedimento em Minas Gerais e o estado conta com 90 centros em funcionamento. Para ampliar esse atendimento, já foram investidos mais de R$31,2 milhões, com previsão de implantação de 11 novas unidades.
A expectativa agora é, justamente, facilitar o acesso e permitir que mais pessoas consigam manter o tratamento com mais conforto e segurança no estado.
Por Sarah Faria com informações da Agência Minas Gerais
Foto: Daniela Oliveira / Divulgação
04/05/2026 - Faixa Azul deve voltar até junho em Pará de Minas
30/04/2026 - Suspeita de roubo a motel é presa e bens são recuperados
30/04/2026 - Saiba o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador
30/04/2026 - Leitura digital cresce com plataforma do MEC, mas livro físico segue essencial
30/04/2026 - Sine abre inscrições para novos cursos gratuitos de qualificação
29/04/2026 - Depois da Páscoa, desafio é retomar a rotina e equilibrar o consumo de chocolate
29/04/2026 - Curso gratuito de cuidador de idosos abre novas oportunidades em Pará de Minas