20/01/2025 às 07:21h
O Ministério da Previdência Social publicou, na última sexta-feira (17), portaria que suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento de aposentados e pensionistas que não tiveram a prova de vida realizada. O procedimento serve para comprovar que o beneficiário continua vivo para poder receber o recurso.
A portaria suspende os bloqueios por seis meses, a contar a partir de 1º de janeiro de 2025, podendo ainda essa suspensão ser prorrogada por igual período. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), responsável pelos pagamentos, informou que uma onda de notícias falsas afirma, erroneamente, que a exigência da prova de vida obrigatória por parte do beneficiário seria retomada.
O INSS lembrou que, desde 2023, a responsabilidade de comprovar que os beneficiários seguem vivos é do órgão, e não mais dos aposentados e pensionistas, como era antigamente. Ou seja, não há necessidade de ir a uma agência do INSS para realizar o procedimento.
Com informações da Agência Brasil
17/09/2026 - Coleta de resíduos inservíveis percorre bairros de Pará de Minas
16/09/2026 - Quase 30% dos adolescentes mineiros já sofreram bullying nas escolas
16/09/2026 - Feira de artesanato de Pará de Minas é regulamentada após mais de 30 anos
16/09/2026 - Pedagoga destaca a importância da alfabetização desde os primeiros anos
16/09/2026 - Pará de Minas registra quase 2 mil casos de doenças diarreicas