Capa da Página - Atenção produtor rural: termina hoje o prazo para a vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

30/11/2020 às 09:15h

Atenção produtor rural: termina hoje o prazo para a vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa

Facebook

A segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado tem prazo final para hoje, segunda-feira, 30 de novembro. Estão sendo imunizados bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), gerencia a campanha junto aos pecuaristas responsáveis pela vacinação dos animais. Nesta etapa, a expectativa é de que sejam imunizados cerca de 10 milhões de cabeças com objetivo de preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio.

Apesar dessa expectativa, em Pará de Minas, o escritório seccional do IMA tem encontrado bastante dificuldades em alcançar a meta de imunização do rebanho da região. Isso porque ainda há produtores que não compraram as doses nem fizeram a declaração, como explica o chefe da repartição, Lucas Silva Jardim:

Clique e ouça Lucas Silva Jardim

Lucas destaca que não haverá prorrogação do prazo e os produtores precisam se conscientizar sobre a importância da vacinação:

Clique e ouça Lucas Silva Jardim

O prazo para comprovar a vacinação termina em 10/12. Para facilitar a localização da propriedade, o IMA recomenda o envio do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no momento da declaração.

Apesar da pandemia, a primeira etapa da campanha realizada em Minas entre maio e julho deste ano foi um sucesso, com 97% de bovinos e bubalinos vacinados contra a febre aftosa. Mais de 350 mil produtores rurais imunizaram cerca de 23 milhões de animais nos rebanhos mineiros.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: