16/06/2025 às 08:39h
Diariamente mortes escancaram uma estatística alarmante e recorrente nas ruas e avenidas de Minas Gerais: o atropelamento é uma das formas mais letais de acidente de trânsito. Na última quinta-feira (12/6), por exemplo, um homem morreu após ser atropelado por um carro na Rua Ricardo Marinho, no bairro São Cristóvão, em Pará de Minas. O motorista, que acabou preso, é inabilitado e estava embriagado, segundo informou a Guarda Civil Municipal (GCM).
Essas tragédias são parte da dinâmica de trânsito que vitimou mais de 80 pessoas nos primeiros meses do ano, de acordo com dados do Painel de Acidentes de Trânsito da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Segundo o relatório, a média é de 15 atropelamentos por dia em Minas Gerais. Número que chama atenção das equipes de segurança pública, nos trabalhos periciais. Quais são as principais causas desse tipo de acidente?
O Jornal da Cidade conversou com o delegado Carlos Henrique Gomes Bueno, responsável pela pasta de trânsito na Delegacia de Pará de Minas. Ele analisa o cenário dinâmico relacionado a esse tipo de acidente:
Clique e ouça Carlos Henrique Gomes Bueno
Seja em ruas, avenidas ou rodovias, metade dos acidentes são causados por falhas humanas, como desrespeito às leis de trânsito e falta de atenção. Mas esses descuidos também podem vir do lado do pedestre, como revela um estudo elaborado recentemente pelo Ministério dos Transportes. O Delegado cita também comportamentos comuns de cidadãos pará-minenses no dia a dia:
Clique e ouça Carlos Henrique Gomes Bueno
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), um terço das ocorrências de atropelamentos ocorrem à noite. Em 2024, Minas Gerais contabilizou 6.106 vítimas, quase 20% delas ficaram em estado grave (1.074) e outras 306 perderam a vida no acidente.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores
22/09/2025 - Município fala em enxugar “gastos” com a saúde, mas vereador contesta
22/09/2025 - Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
19/09/2025 - Ação da Secretaria de Meio Ambiente vai florescer avenida com plantio de ipê-amarelo