01/12/2025 às 08:29h
Na última semana, a Prefeitura de Pará de Minas emitiu um alerta em suas redes sociais sobre um perigo desta época do ano. Com a chegada do clima mais quente e úmido, cresce o risco de aparecimento de escorpiões nas áreas urbanas e dentro das residências.
Com o objetivo de proteger a população, a Vigilância em Saúde Ambiental está intensificando as ações de prevenção e controle do animal peçonhento. A equipe vem realizando inspeções, orientando moradores, removendo escorpiões encontrados e identificando possíveis criadouros.
Recentemente, até no CMEI Vereador Doutor Joaquim Araújo Mendes, apareceram escorpiões, o que mobilizou rapidamente a prefeitura. Douglas Duarte, coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental de Pará de Minas fala sobre o trabalho realizado para investigar e combater a infestação de escorpiões, um problema sazonal bastante comum nesta época do ano:
Clique e ouça Douglas Duarte
Vários relatos sobre aparecimento de escorpiões em residências já foram divulgados nas redes sociais, o que vem preocupando a população, principalmente que teme pelas crianças. A bióloga Camila Cristina, explica as principais características gerais desse animais:
Clique e ouça Camila Cristina
É importante redobrar os cuidados., como adotar hábitos simples como manter o quintal limpo, evitar acúmulo de materiais, vedar ralos e frestas, e sempre sacudir roupas e calçados antes de usar.
Em caso de picada, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
13/08/2026 - Metodologias ativas ganham espaço e reforçam um novo olhar sobre a educação infantil
13/08/2026 - Reclamações sobre pessoas em situação de rua aumentam no Centro de Pará de Minas
12/08/2026 - Como impor limites aos filhos sem gritos ou castigos físicos?
12/08/2026 - Saiu o novo IDEB 2025: saiba o desempenho das escolas públicas de Pará de Minas
11/08/2026 - Sujeira e descarte irregular de lixo geram reclamações no Centro de Pará de Minas
11/08/2026 - 2ª Edição do Street Louvor será realizado na Praça Torquato de Almeida