Quando uma dor de cabeça, uma febre ou aquele mal-estar surge de repente, é comum que a primeira reação seja abrir a gaveta de medicamentos e procurar algo que já tenha aliviado um problema parecido. O que parece uma solução rápida, porém, pode acabar trazendo consequências para a saúde.
Uma pesquisa recente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade aponta que nove em cada dez brasileiros usam medicamentos sem prescrição. Analgésicos e antitérmicos, como dipirona e paracetamol, estão entre os mais utilizados, seguidos pelos anti-inflamatórios, como ibuprofeno e nimesulida. O problema é que nenhum medicamento é totalmente isento de riscos. Quando utilizado sem orientação, ele pode provocar efeitos colaterais, além de poder mascarar sintomas de doenças que precisam de investigação.
O farmacêutico e proprietário das farmácias Cruzeiro, Jader Leitão, confirma que esse cenário também faz parte da realidade de Pará de Minas e chama a atenção para os riscos desse hábito:
Clique e ouça Jader Leitão
A facilidade de acesso aos medicamentos e a repetição de receitas antigas são fatores que contribuem para a manutenção desse comportamento. Dados do Conselho Federal de Farmácia apontam ainda que problemas relacionados a esse uso inadequado provocam mais de 20 mil mortes todos os anos no país.
Mas o uso responsável dos medicamentos não termina na hora de tomar o remédio. Quando o produto está vencido ou já não será mais utilizado, também é preciso ter cuidado com o descarte, como explica o farmacêutico:
Clique e ouça Jader Leitão
Antes de recorrer à automedicação, a orientação é clara: busque ajuda de um profissional de saúde. Afinal, aliviar um sintoma não significa necessariamente tratar a causa. E, quando o assunto é medicamento, a dose certa de informação também faz parte do tratamento.
Por Sarah Faria
Foto: Representação Ilustrativa
31/03/2026 - Número de acidentes de trânsito tem chamado a atenção
31/03/2026 - PM recupera carro furtado e prende homens por receptação na cidade de Onça de Pitangui
31/03/2026 - Jovem que praticava direção perigosa em motocicleta é detido em Pequi
31/03/2026 - PM apreende veículo clonado, revólver, réplica de arma de fogo e drogas
31/03/2026 - Dom Geovane celebra missa na ala feminina do Presídio Pio Canedo em Pará de Minas
31/03/2026 - Simulação sobre gripe aviária mobiliza equipes em Pará de Minas e região
31/03/2026 - Taxa de Licenciamento de Veículos vence nesta terça-feira em Minas