De segunda a sexta, das 8h as 17h
05/05/2026 às 08:29h
Em meio às discussões sobre mudanças climáticas, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, o BDMG, dá um passo importante ao ampliar o incentivo a projetos ambientais. A instituição anunciou a liberação de R$700 milhões em financiamentos voltados para empresas, produtores rurais e prefeituras que queiram investir em iniciativas mais sustentáveis.
A proposta acompanha um movimento cada vez mais presente no mercado, a chamada economia verde. Na prática, isso significa apoiar ações que reduzam impactos ambientais e, ao mesmo tempo, tragam ganhos econômicos, como a redução no consumo de energia, reaproveitamento de resíduos e uso de fontes renováveis.
Com taxas mais atrativas e prazos que podem chegar a 12 anos, incluindo carência de até dois anos para começar a pagar, o crédito busca facilitar a adesão a esse tipo de projeto, como explica o presidente do banco, Gabriel Viégas Neto:
Clique e ouça Gabriel Viégas Neto,
No agronegócio, por exemplo, uma das apostas é o incentivo a práticas como recuperação de solo e sistemas agroflorestais, que aumentam a produtividade ao mesmo tempo em que preservam os recursos naturais. Já para empresas, há linhas específicas voltadas à modernização de processos industriais com foco em economia de energia e redução de desperdícios.
As prefeituras também entram nesse cenário, com possibilidades de investir em iluminação pública mais eficiente, instalação de energia solar em prédios públicos, criação de áreas verdes e até na modernização do transporte coletivo com ônibus elétricos.
Para além do financiamento, a iniciativa pretende unir desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e, simultaneamente, elevar a qualidade de vida da população e o futuro das cidades mineiras.
Por Sarah Faria
Foto: BDMG /Divulgação
11/09/2025 - Secretaria de Saúde fará recadastramento dos pacientes da UBS Nossa Senhora da Piedade
10/09/2025 - Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
10/09/2025 - Uso indiscriminado de medicamentos pode causar prejuízos a saúde
10/09/2025 - População manifesta apreensão após encerramento de serviço de saúde em Pará de Minas
09/09/2025 - Atropelamento está entre as principais causas de mortes de animais silvestres
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
