15/07/2026 às 07:42h
Recentemente, três motociclistas se envolveram em um acidente após se enroscarem em uma linha com cerol na cidade de Santa Luzia, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Apesar do susto e do risco de uma tragédia, ninguém ficou gravemente ferido.
Esse e outros casos, inclusive com mortes, acende mais uma vez o alerta para o perigo do uso de linhas cortantes, que continuam colocando em risco a vida de motociclistas e pedestres, principalmente durante o período das férias escolares.
Tenente Túlio César, comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas orienta os motociclistas sobre a importância do uso de equipamentos de segurança contra as linhas cortantes:
Clique e ouça Tenente César
Mais uma vez, tenente César orienta pais e responsáveis a ficarem de olho nas crianças e adolescentes quanto ao uso de linhas cortantes:
Clique e ouça Tenente César
Em Minas Gerais, o uso e a comercialização de cerol, linha chilena ou qualquer outro tipo de fio cortante em pipas são proibidos pela Lei Estadual nº 23.515/2019. A prática é tratada como crime, e as multas para quem comercializa ou utiliza esses materiais podem ultrapassar a marca de R$ 100 mil, dependendo da gravidade e da reincidência.
Quando a linha cortante apreendida estiver em poder de criança ou adolescente, seus pais ou responsáveis legais serão notificados da autuação, e o caso será comunicado ao Conselho Tutelar local.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
04/07/2025 - PM dá dicas de segurança durante o recesso escolar
03/07/2025 - Golpes envolvendo empréstimos e serviços de portabilidade
03/07/2025 - Pará de Minas será sede da etapa estadual do JEMG 2025
03/07/2025 - Sinal analógico de TV é desligado em Pará de Minas
03/07/2025 - Baixa umidade do ar e chegada de onda fria acende alerta para crises respiratórias
03/07/2025 - Vigilância Epidemiológica realiza mais uma ação no combate a dengue em Pará de Minas