Capa da Página “Bota fora” compromete trabalho de enfrentamento a dengue em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

08/10/2025 às 09:18h

“Bota fora” compromete trabalho de enfrentamento a dengue em Pará de Minas

Facebook

Os Agentes de Combate a Endemias estiveram no bairro Senador Valadares, em Pará de Minas, na última semana, para realizarem a limpeza de um dos locais utilizados de forma indevida como “bota-fora” na região.

Esse também é um problema recorrente em outras áreas da cidade, como a estrada para o Barro Preto, entrada do povoado dos Guardas e demais áreas periurbanas. Na ocasião, cidadãos despejam móveis, recipientes plásticos e demais utensílios domésticos.

Portanto, o descarte de materiais nesses locais representa grande ameaça à saúde da população, justamente por facilitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue e proliferação de outros insetos nocivos.

O coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Douglas Duarte, comentou a conduta proibida e seus danos ao trabalho de controle da dengue em Pará de Minas:

Clique e ouça Douglas Duarte

A equipe relacionada na ação próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) flagrou no momento que realizava os trabalhos de limpeza, a presença de um cidadão descartando materiais da forma incorreta. O mesmo foi orientado e deve se sujeitar às penalidades impostas pela legislação no município:

Clique e ouça Douglas Duarte

A multa pode chegar a R$1.000, valor que dobra em caso de reincidência. Caso o material descartado seja composto por produtos químicos contaminantes, a notificação poderá ser encaminhada ao Ministério Público. Os canais de denúncias do cidadão são o telefone da Vigilância Ambiental: (37) 3231-7722, ou aplicativo Prefeitura de Minas.

Por Prefeitura de Pará de Minas

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: