11/03/2026 às 07:19h
Quem circula por algumas calçadas na região central de Pará de Minas encontram dificuldades e riscos de queda. Lixo comercial, entulhos, materiais de construção, desnivelamento, entre outras questões que dificultam a mobilidade.
A condição das calçadas compromete a segurança dos pedestres, especialmente nos locais onde há um grande fluxo, como nos pontos de embarque de passageiros do transporte público municipal.
Com calçadas estreitas, alguns grupos são mais afetados, como crianças, idosos, e pessoas com baixa visão, a exemplo do advogado João Paulo, que necessita trafegar pelas ruas do Centro para trabalho e lazer:
Clique e ouça João Paulo
Como João Paulo, diversos cidadãos também vem questionando a manutenção e o estado de algumas calçadas. Em outros pontos, as áreas de passeios necessitam de uma atenção especial diante do estado de conservação.
Para esclarecer o assunto, o Jornal da Cidade entrevistou Selma Elias, Fiscal de Obras e Posturas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Ela ainda comenta acerca do crescimento da cidade que não acompanhou pontos sobre acessibilidade:
CLique e ouça Selma Elias
A cidade de Pará de Minas cresceu e a maneira como construíam as casas e calçadas em regiões altas, como no bairro Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Várzea, não foi planejada para os dias atuais. A manutenção das calçadas é obrigação do proprietário do imóvel. Com isso, a fiscalização acompanha o uso e, quando constatada irregularidade, autua o titular:
CLique e ouça Selma Elias
A multa para o proprietário de imóvel ou estabelecimento comercial que descumprir a notificação de autuação é de aproximadamente R$500,00. O cidadão pode denunciar o mau uso ou a irregularidade em calçadas da cidade por meio do telefone: (37) 3233-5600.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
01/10/2025 - Crise climática pode impactar a quantidade de chuvas em Minas Gerais
30/09/2025 - Educação para ressocializar: da privação de liberdade ao recomeço
30/09/2025 - Calorão aumenta em 80% o faturamento de sorveterias em Pará de Minas
30/09/2025 - Prazo para entrega do ITR termina nesta terça-feira
30/09/2025 - Vigilância em Saúde orienta população sobre casos de doenças diarreicas
29/09/2025 - Projeto de Lei poderá beneficiar servidores públicos com jornada de trabalho reduzida
29/09/2025 - Aprovado o projeto que trata da criação do Censo de Pessoas Autistas e seus familiares