07/01/2026 às 07:27h
Em Pará de Minas é comum os atendimentos por acidentes envolvendo animais peçonhentos. A chegada do Verão evidencia o comportamento de um réptil já bastante conhecido pela população: a cobra.
Nas matas, trilhas, cachoeiras e áreas verdes, as cascavéis, corais e jararacas são as espécies mais comuns de seres encontradas. Forçados a buscar novos locais para moradia, esses animais são encontrados com frequência entre os seres humanos, como confirma o biólogo Luciano Faria:
Clique e ouça Luciano Faria
Segundo o Painel de Vigilância em Saúde, a maior parte dos acidentes envolvendo os repteis em Pará de Minas somou 10 ocorrências em um ano. O veneno apresenta riscos a saúde humana, como afirma o biólogo Luciano Faria:
Clique e ouça Luciano Faria
Entre os principais fatores que contribuem para os acidentes envolvendo as cobras está a maior movimentação de pessoas nas áreas naturais durante as férias e o comportamento do próprio animal. A maior parte dos acidentes envolve a cascavel.
Em caso da picada, é sempre importante buscar pelo atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
28/08/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
27/08/2026 - Guardas no Museu celebra tradição e resistência do Congado em Pará de Minas
27/08/2026 - Nova UBS no JK é concluída e deve começar a atender moradores até setembro
26/08/2026 - Ligações indesejadas seguem sendo alvo de reclamações e Procon orienta