12/03/2026 às 08:50h
Na última terça-feira (10/3), data que completou um mês do encontro do corpo da jovem estudante de Pará de Minas, Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos, assassinada por Ítalo Jéferson dos Reis, de 43 anos, em uma área de vegetação na cidade de Juatuba, a Câmara Municipal pará-minense aprovou o Projeto de Lei 12/2026, que institui o Programa de Defesa Pessoal para Mulheres no âmbito do município.
A proposta, de autoria da vereadora Irene Franco (PV), ganhou o nome de Vanessa Lara e tem o objetivo de promover ações educativas e formativas voltadas à autoproteção, prevenção da violência e fortalecimento da autonomia feminina.
A ideia é que o projeto seja executado em parceria com a Secretaria de Esportes, como explica Irene Melo Franco. Ela conta ainda como foi a elaboração da matéria:
Clique e ouça Irene Melo Franco
A vereadora espera que os objetivos do treinamento sejam alcançados:
Clique e ouça Irene Melo Franco
Irene também espera que outras medidas, como o endurecimento das leis contra esse tipo de crime, sejam aplicadas no país:
Clique e ouça Irene Melo Franco
O projeto segue para sanção do prefeito Inácio Franco (PL).
Por Sérgio Viana
Foto: Espacial FM
24/09/2025 - Vereador defende concessão e fechamento do Parque do Bariri
23/09/2025 - Vôlei ganha espaço em Pará de Minas e promove socialização entre os mais jovens
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores
22/09/2025 - Município fala em enxugar “gastos” com a saúde, mas vereador contesta