21/01/2026 às 08:37h
A chegada do Carnaval liga o alerta para a prática criminosa que na folia de 2025, na capital mineira registrou 13 casos. Esse tipo de violência contra mulher, infelizmente, se faz presente em momentos festivos.
Sendo o principal destino de moradores de Pará de Minas e região, o Carnaval de Belo Horizonte já mobiliza diversas ações da segurança pública durante os dias de festividades.
A psicóloga e coordenadora do Projeto Por Elas, em Pará de Minas, Andréa Moreira chama atenção para o combate da prática criminosa por toda a população:
Clique e ouça Andréa Moreira
Música, diversão, fantasia, purpurina, alegria e multidão. Tudo isso permeia o clima carnavalesco. No entanto, apesar de muitas pessoas se divertirem nessa época do ano, o Carnaval também tem seu lado sombrio para muitas mulheres que sofrem com toques indesejados, insistências e violação de seus corpos.
Esse tipo de crime se torna mais recorrente durante eventos com grande número de participantes, sendo necessário o acionamento das forças de segurança em muitos dos casos:
Clique e ouça Andrea Moreira
Durante os próximos dias, várias campanhas serão realizadas com intuito de conscientizar ainda mais os foliões sobre a importância do respeito e da segurança das mulheres, além de alertar sobre a importunação sexual e incentivar a denúncia desse crime.
Com isso, é importante lembrar aqueles que gostam de curtir a festa tranquila que a melhor fantasia é o respeito. Não é não!
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
17/03/2026 - Eventos extremos e tragédias recentes reforçam alerta sobre mudanças climáticas
17/03/2026 - Entrega do IPTU começa e levanta dúvidas sobre pagamento e direitos do contribuinte
16/03/2026 - Minas Gerais lança novo Portal da Transparência após 11 anos sem atualização
16/03/2026 - Com outono chegando, médico orienta a população quanto as doenças respiratórias
13/03/2026 - Batalha de Rima do Bariri reafirma o hip-hop como cultura de resistência na cidade!
13/03/2026 - Sexta-feira 13: Superstição ou só mais um dia comum?