15/04/2025 às 07:42h
Curtos-circuitos, superaquecimento em tomadas e choque em torneiras de chuveiro, são exemplos de situações que apontam possíveis falhas na instalação elétrica dos imóveis, o que pode provocar acidentes e aumento no consumo de energia da instalação.
Pensando nisso, a Cemig vem alertar para a importância de se realizar a manutenção das instalações elétricas dos imóveis, independente da finalidade de sua ocupação, seja residencial, comercial ou industrial.
Demétrio Aguiar, engenheiro eletricista da Cemig fala sobre a atuação preventiva que é válida para todos os tipos de imóveis e contribui para a segurança e economia de energia:
Clique e ouça Demétrio Aguiar
A principal vantagem de uma revisão das instalações elétricas é garantir a segurança das pessoas e do imóvel. Circuitos bem dimensionados evitam situações que causam aquecimento, choque e até incêndios, que podem expor vidas a riscos desnecessários, com a utilização de gambiarras:
Clique e ouça Demétrio Aguiar
Uma instalação elétrica bem dimensionada gera efeitos econômicos positivos que reduzem o consumo de energia. A substituição de fios antigos por outros mais adequados à necessidade atual apresentam menor índice de perdas e tornam o uso mais eficiente, reduzindo o consumo dos equipamentos apenas ao necessário. Esses hábitos que podem contribuir para uma redução média de 30% na conta de energia.
Por Sérgio Pêgo e Cemig
Fotos: Cemig
02/10/2025 - Notificação de casos de sarampo no Brasil acende alerta para baixa cobertura vacinal
01/10/2025 - ONG SOS Bichinho encontrou uma forma criativa e solidária de custear as despesas
01/10/2025 - Secretário explica alto número de pacientes em espera para atendimentos na Saúde
01/10/2025 - Placas de final 4,5 e 6: CRLV passa a ser cobrado nesta quarta feira
01/10/2025 - Crise climática pode impactar a quantidade de chuvas em Minas Gerais