20/01/2025 às 07:22h
Pará de Minas conta desde setembro de 2019 com um Centro Especializado de Atenção à Saúde LGBTQIA+, que atende em média 500 pacientes por mês.Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o projeto desenvolve capacitações das equipes e inúmeras ações internas, relacionadas ao atendimento humanizado para diversos cidadãos.
Marcelo Guaraciaba, psicólogo clínico em Pará de Minas, fez parte da equipe multidisciplinar que atuou nos primeiros anos do serviço que é ofertado na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Piedade. Ao Jornal da Cidade, ele comenta sobre a importância do espaço:
Clique e ouça Marcelo Guaraciaba
O local se tornou referência para cidades como Itaúna e Sete Lagoas, que também implementaram o serviço. Trabalho que necessita de especialização por parte de profissionais como o psicólogo Marcelo Guaraciaba:
Clique e ouça Marcelo Guaraciaba
Ana Luiza foi usuária do serviço durante anos. No início, ela buscava por um atendimento especializado mais próximo, já que a mesma tinha que se deslocar até a capital Belo Horizonte:
Clique e ouça Ana Luiza
A unidade é fruto da execução do Projeto Transformação, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, que teve resolução aprovada no Conselho de Saúde, no ano de 2024. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 7h às 16 horas, no 3º andar da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Piedade (Antiga Policlínica).
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
21/10/2025 - Detalhes sobre o impasse entre os servidores do sindicato dos servidores e a prefeitura
21/10/2025 - Saiba qual a idade mínima para uma criança andar em garupa de moto
21/10/2025 - Secretário alerta que vacinação em crianças e adolescentes pode salvar vidas!
20/10/2025 - Situação da implantação de uma UAI em Pará de Minas
20/10/2025 - Mortes de peixes no Rio Paraopeba: Laudo aponta despejo químico em Juatuba
20/10/2025 - Plano Local de Ação Climática (PLAC) de Pará de Minas começa no próximo dia 29