05/01/2026 às 07:40h
As chuvas que ocorreram nesse fim de semana trouxeram alívio para muita gente devido ao calor registrado nos últimos dias, porém alguns geraram alguns transtornos para moradores de Pará de Minas e região, principalmente nesse domingo (4/1).
Na última sexta-feira (2), algumas ruas ficaram alagadas e as enxurradas causaram transtornos para algumas pessoas. Uma motocicleta quase foi levada pela água na rotatória entre a Rua Antônio Rocha e Avenida Ovídio de Abreu, no bairro Dom Bosco. Populares se juntaram para retirar o veículo do local.
No sábado não houve registros, mas nesse domingo (4/1), as chuvas voltaram a causar transtornos. Pela manhã, moradores de casas na Rua Getúlio Lara Amorim, no bairro São Cristóvão, tiveram novamente seus quintais invadidos pela água, gerando medo de que as residências fossem alagadas e causassem prejuízos.
A chuva intensa que já durava horas, desde a madrugada, com possibilidade de ficar intensa, fez com que a Defesa Civil disparasse um alerta severo nos celulares de moradores de Pará de Minas. Algo incomum que assustou algumas pessoas devido a riscos. Na mensagem o órgão alertava que era necessário se proteger e em caso de acidentes que a população ligasse no 193.
Capitão Edson Cecílio da Silva, coordenador da Defesa Civil de Pará de Minas, explicou o motivo do Alerta:
Clique e ouça Capitão Edson
Estradas
As chuvas continuaram ao longo do domingo, em Pará de Minas e gerou transtornos no desvio aberto da estrada que liga Bom Jesus do Pará a Trindade, feito para construção da primeira ponte. Segundo a Prefeitura, o local foi interditado e sinalizado com placas que alertam para o fechamento do trânsito.
Ainda segundo nota da Prefeitura, os motoristas interessados em se deslocarem até Trindade deverão usar como rotas alternativas a Estrada da Jararaca ou o acesso por São José da Varginha.
Técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da empresa responsável pela construção da ponte estiveram no local para avaliarem a situação. Eles retornam na manhã desta segunda-feira (5/1), para iniciarem as intervenções necessárias para o restabelecimento do trânsito na estrada, conforme as condições do tempo. A Defesa Civil também está acompanhando a situação.
Durante o domingo, também houve registros de transtornos provocados pelas chuvas nas estradas da região. Uma deles ocorreu na BR-352, no sentido Pitangui, próximo ao trevo de Onça do Pitangui, devido a árvores que caíram na rodovia. Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local e desobstruíram a via.
Outra árvore também bloqueou a estrada que liga Leandro Ferreira a Conceição do Pará. A Prefeitura foi acionada para a remoção da mesma.
Por Sérgio Viana
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas
09/01/2025 - Solenidade marca apresentação de nova gestão da Guarda Civil Municipal
08/01/2025 - Uso abusivo de ansiolíticos ascende alerta para os cuidados com a saúde mental
08/01/2025 - Compra da sorte Digital; Ascipam entrega premiações da última etapa de 2024
08/01/2025 - Chuvas causam quedas de árvores e postes em Ascensão
08/01/2025 - Combate à Dengue: Secretaria Municipal de Saúde começa primeiras ações do ano
07/01/2025 - Período de férias resgata brincadeiras em espaços públicos e tira crianças das telas
07/01/2025 - Campanha “Troco Solidário” contempla importante projeto social em Pará de Minas
07/01/2025 - Uso de aparelho telefônico no voltante é questão de saúde, avaliam especialistas
07/01/2025 - Cemig orienta sobre desmontagem dos enfeites natalinos de forma correta e segura