27/02/2026 às 09:15h
Uma panela de pressão explodiu e deixou duas funcionárias feridas em uma escola municipal de Belo Horizonte, na última semana. O equipamento apresentou problema na liberação do vapor de água e acabou explodindo. No momento do acidente, elas cozinhavam beterrabas. As vítimas foram encaminharam ao Hospital João XXIII, na capital. A cozinha sofreu avarias.
E o fato, infelizmente, não é isolado. No ano passado, por exemplo, Minas Gerais registrou um caso de explosão de panelas a cada dois dias. Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que informou ter registrado 209 ocorrências em 2025.
As panelas de pressão são as principais responsáveis pelos incidentes. Tenente Túlio César, comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, explica os principais fatores para que ocorram explosões com esse tipo de material:
O militar explica que ao perceber que a panela de pressão está com algum problema, a pessoa deve imediatamente desligar o fogo para poder fazer o manuseio:
Em caso de explosões de panelas de pressão, ligue no 193.
Outra dica importante: Na hora de adquirir um utensílio, verificar se há certificações de agências reguladoras que garantam a qualidade do produto, como ABNT e Inmetro.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
13/05/2025 - Sindicato cobra correção salarial de todos os servidores que ganham menos que o mínimo
12/05/2025 - Manutenção de estradas rurais está no radar da Secretaria de Obras de Pará de Minas
12/05/2025 - Padre comenta a escolha de novo papa e revela olhares da igreja em novo ministério
12/05/2025 - Promoção do Dia Dia das Mães contempla moradora do bairro São Cristóvão
12/05/2025 - Cavalgada vai movimentar a cultura sertaneja em Pará de Minas no próximo sábado
09/05/2025 - Comentário de Hélverte Moreira; Especial Dia das Mães
09/05/2025 - Paraliteratura vai fomentar a cena cultural de Pará de Minas durante o mês de maio
09/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
09/05/2025 - Polícia Civil orienta produtores contra furtos de gado na região