10/06/2025 às 08:28h
A estiagem é um fenômeno caracterizado pela falta de chuva por períodos prolongados. Nesse intervalo de tempo, a umidade do ar fica baixa e as matas mais secas. É nesse período também, que aumenta a incidência de queimadas, colocando casas e pessoas em perigo, além de gerar outros transtornos.
No último domingo (8/6), por exemplo, moradores do bairro Cores de Minas, em Pará de Minas sofreram com um incêndio em vegetação que demandou horas de trabalhos por parte do Corpo de Bombeiros. Outros registros de fogo em lotes e matas já foram registrados em 2025 pelos militares da cidade.
Visando diminuir o índice de incêndios em área de vegetação no município, a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros vem desenvolvendo ações e alertas com o objetivo de conscientizar quanto problema. Na última semana, por exemplo, os militares fizeram uma Blitz Educativa Contra Queimadas, em frente à Câmara Municipal. A ação fez parte da Semana do Meio Ambiente.
Sargento Thaís Cadetê orienta a população e explica que além de afetar o ar, os incêndios em áreas de vegetação colocam em perigo os animais que habitam nas matas:
Clique e ouça Sargento Thaís
Nos últimos anos, os Bombeiros vem registrando vários incêndios que destruíram vários hectares de matas no entorno de Pará de Minas. Algumas ocorrências duraram mais de três horas no local, o que atrapalha outros atendimentos da companhia na cidade, como explica sargento Thaís:
Clique e ouça Sargento Thaís
A fumaça gerada pelas queimadas causa danos ao meio ambiente e afeta a saúde, principalmente de pessoas com problemas respiratórios, crianças e idosos.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já registrou 13.252 focos de queimadas e incêndios florestais no Brasil em 2025.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
25/11/2025 - Sindicato da Construção Civil realiza as negociações salariais para 2026
25/11/2025 - Vigilância Epidemiológica de Pará de Minas alerta produtores rurais no combate a dengue
24/11/2025 - Funcionários da obra do novo fórum reclamam de atrasos de salário
24/11/2025 - Câmara quer explicações sobre multas por meio do Olho Vivo!
21/11/2025 - A história da Lais, que ficou internada por 198 dias no HNSC, foi destaque no JC