28/07/2025 às 08:25h
Minas Gerais apresentou melhora dos índices de segurança público no primeiro semestre de 2025, com redução de crimes violentos (-14,6%) e vítimas de homicídios (-8,3%), mas a insegurança ainda preocupa algumas áreas de Pará de Minas.
Em bairros como o Santos Dumont, Padre Libério, Grão Pará e Recanto, os registros de ocorrências por tráfico de drogas têm chamado a atenção das autoridades locais. Na maioria dos casos, o envolvimento de jovens retrata a realidade em diversas periferias do estado.
Parte desse grupo atua na venda de entorpecentes para os chamados chefes do tráfico. Éderson Gonçalves, chefe da Delegacia de Polícia Civil em Pará de Minas, comenta sobre as ocorrências que envolve esses grupos:
Clique e ouça Éderson Gonçalves
A presença desses jovens que acabam sendo recrutados para o tráfico se deve a facilidade dos assediadores em conquistá-los, já que os pais, em muitas das vezes, não conseguem estar presentes na criação dos mesmos, abrindo margem para a inserção no trabalho infantil e criminalidade:
Clique e ouça Éderson Gonçalves
A falta de escolaridade e perspectivas de futuro são apontadas como uma das principais causas dessa triste realidade, que é agravada pela desigualdade social do país. De acordo com agentes da segurança pública, a não punição e leis mais severas corroboram com essa realidade.
Por JC Notícias
Fotos: Espacial FM
16/10/2025 - Dia D da Campanha de Multivacinação 2025 em Pará de Minas será realizado neste sábado
15/10/2025 - No quadro de hoje, o assunto são os riscos das chuvas, entre eles, a queda de árvores.
15/10/2025 - Crescimento do mercado de temperos une tradição e saúde
15/10/2025 - Vereador cobra prefeitura sobre uso do prédio onde funcionou o Colégio São Francisco
14/10/2025 - Outubro Rosa: Instituições de saúde orientam sobre prevenção ao câncer de mama