20/10/2026 às 07:39h
Depois de semanas de calor intenso e temperaturas próximas dos 39 °C, Minas Gerais passou a enfrentar uma sequência de chuvas, frentes frias e mudanças bruscas no tempo. A alternância entre calor, frio e umidade exige atenção não só com a saúde das pessoas, mas também com a dos animais de estimação, principalmente filhotes, pets idosos e aqueles que já apresentam problemas respiratórios.
Com a queda das temperaturas, manter os animais protegidos da chuva, do vento e do frio é fundamental. O médico-veterinário Ramon Cassini orienta os tutores a observar sinais como apatia, tremores, falta de apetite e dificuldade para respirar. Alterações fora do habitual merecem atenção e, dependendo dos sintomas, avaliação veterinária:
Clique e ouça Ramon Cassini
A prevenção também inclui cuidados com o ambiente e o controle de pulgas, carrapatos e outros parasitas, cuja presença pode aumentar em períodos de calor e chuva:
Clique e ouça Ramon Cassini
Outro ponto importante, assim como Ramon destacou, é manter a vacinação em dia. O acompanhamento veterinário ajuda a verificar quais vacinas são indicadas para cada animal, conforme a idade, o histórico de saúde e o estilo de vida. Com a previsão de novas mudanças no tempo, a atenção dos tutores faz diferença para evitar complicações e garantir o bem-estar dos bichinhos.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
06/01/2025 - Demanda por seguro veicular cresce no estado nos últimos anos
06/01/2025 - Compulsividade financeira leva ao endividamento, aponta especialista
06/01/2025 - Chegada das férias liga alerta sobre violência contra crianças e adolescentes
04/01/2025 - Queda de Idosos; Geriatra reforça medidas preventivas para evitar acidentes
03/01/2025 - Síndrome de Burnout; o assunto de hoje tem relação com o ambiente de trabalho
03/01/2025 - Guia turístico destaca ecoturismo como atividade de integração social
03/01/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o primeiro fim de semana de 2025!
03/01/2025 - Moradores aproveitam férias escolares no Bariri e aguardam por melhorias no espaço