Capa da Página Dados mostram que casamentos estão durando menos tempo no Brasil; especialista explica fatores - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

29/09/2025 às 08:41h

Dados mostram que casamentos estão durando menos tempo no Brasil; especialista explica fatores

Facebook

Os casamentos estão durando menos tempo no Brasil. Segundo dados do IBGE, em 2023, o tempo médio entre a data do casamento e a data do divórcio foi de 13,8 anos, evidenciando uma redução significativa em relação a 2010, em que o tempo médio de permanência do casal era de 16 anos.


A pesquisa também revelou que o país registrou um total de 440,8 mil divórcios em 2023, número 4,9% maior que em 2022. Além disso, em 2023, o número de casamentos registrados foi de 940,8 mil, representando um recuo de 3% em relação a 2022.


Para compreender as principais causas e impactos da diminuição do tempo médio de permanência dos casamentos no Brasil, a nossa redação conversou com a psicóloga Joice Ferreira, que atua no acompanhamento de relacionamentos e saúde emocional.


Segundo a psicóloga, não há um único fator que influencie a mudança nos hábitos matrimoniais e principalmente no tempo de permanência, mas sim um conjunto de fatores históricos, sociais e psicológicos.


Entre os pontos realçados por ela, está a independência feminina, que leva muitas mulheres a priorizarem o autocuidado e se afastarem de relações insatisfatórias:

Joice Ferreira 


Outro fator ressaltado pela profissional é a influência religiosa e a pressão familiar por relações estáveis e duradouras. Ela ainda conta que as novas gerações tendem a prezar mais pela qualidade que pela durabilidade, uma vez que podem escolher permanecer ou não na relação:


Joice Ferreira 


Com as mudanças no mercado de trabalho e, sobretudo, nos hábitos diários, a profissional ressalta que as relações precisam de manutenção afetiva constante. Para isso, é necessária dedicação, especialmente de tempo; algo considerado cada vez mais difícil na rotina atual:


Joice Ferreira 


A profissional ainda reforça que os relacionamentos duradouros necessitam de manutenção constante, além de investir em um diálogo saudável e respeitoso, e aponta, ainda, que, apesar das dificuldades, o relacionamento pode promover crescimentos individuais significativos para cada uma das partes.

Por JC Notícias

Foto: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: