08/10/2026 às 08:38h
O Dia das Crianças se aproxima e, junto com a expectativa por presentes e brincadeiras, aumenta também o movimento no comércio. Para 2026, a data deve gerar cerca de R$18,11 bilhões em vendas no varejo brasileiro, com os consumidores planejando gastar, em média, R$308 por presente, segundo levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Com mais dinheiro circulando e a procura por produtos aumentando, os cuidados na hora de comprar também ganham importância. Golpes, ofertas enganosas e cobranças indevidas estão entre os principais problemas que podem transformar uma compra em prejuízo. Bruno Souza, representante da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor da OAB e chefe do Procon de Pará de Minas, reforça alguns cuidados fundamentais:
Clique e ouça Bruno Souza
Nas lojas físicas, também vale conferir preços e condições do produto. Bruno reforça que o consumidor tem direito a informações claras e à proteção contra práticas abusivas:
Clique e ouça Bruno Souza
A orientação é simples, antes de escolher o presente, vale pesquisar melhor e conhecer os direitos do consumidor. Assim, a comemoração do Dia das Crianças pode ser marcada por muita alegria e não por problemas após a compra.
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode procurar o Procon de Pará de Minas, que funciona na Rua Capitão João Teixeira, nº 39, no bairro Nossa Senhora das Graças. O telefone para contato é (37) 3233-5690.
Por Sarah Faria
Foto: Reprodução Ilustrativa
20/07/2026 - Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra o HPV até dezembro
20/07/2026 - Morre aos 119 anos Seu Levino, morador mais velho de Pará de Minas
17/07/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
17/07/2026 - Prefeitura de Pará de Minas adia concurso público para 2027