01/06/2026 às 07:39h
Foi celebrado nesse domingo, 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre os graves riscos provocados pelo consumo de cigarros.
Considerado pela OMS como a principal causa evitável de morte no mundo, o tabagismo está diretamente associado a doenças graves, como diversos tipos de câncer, especialmente o de pulmão, além de infarto, AVC, enfisema pulmonar e bronquite crônica. Além dos cigarros convencionais, os chamados cigarros eletrônicos ou vapes, infelizmente estão cada vez mais usados por jovens e também representam sérios riscos à saúde.
Em Pará de Minas, a Secretaria de Saúde desenvolve ações permanentes para o controle do tabagismo, como acolhimento, assistência e acompanhamento aos pacientes em todas as Unidades Básicas de Saúde. A prefeitura também oferta cuidados especializados na área da pneumologia. Centralizada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), essa assistência inclui consultas, exames e procedimentos.
A coordenadora das Equipes Multiprofissionais da Atenção Básica de Pará de Minas, Mary Campos, fala sobre o Dia Mundial sem Tabaco e a importância do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde para controlar o tabagismo:
Clique e ouça Mary Campos
O pneumologista Matheus Assunção Goebel, que atende no AME, enfatiza os principais malefícios que o cigarro causa ao organismo e as doenças mais associadas ao tabagismo:
Clique e ouça Matheus Goebel
A servidora pública Neide Almeida, ex-fumante, relata a experiência de ter participado de grupo antitabagismo e sua vitória contra o fumo. Ela também destaca os benefícios do abandono do cigarro para sua saúde:
Clique e ouça Neide Almeida
Em Pará de Minas, foram registradas 91 mortes por câncer de pulmão, traqueia e brônquios entre 2020 e 2026, segundo o Sistema de Informações Hospitalares, do Ministério da Saúde.
Por JC Notícias/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Arquivo Espacial FM
10/09/2026 - A Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
10/09/2026 - Limpeza de córregos, em Pará de Minas, reforça prevenção contra alagamentos
10/09/2026 - Vacinação antirrábica avança para a zona urbana de Pará de Minas
09/09/2026 - Fim da “taxa das blusinhas” muda compras internacionais e exige atenção do consumidor
09/09/2026 - Escola Pereira da Costa comemora resultado do Ideb 2025
09/09/2026 - Pará de Minas estuda instalação de 16 radares para reforçar segurança no trânsito