01/06/2026 às 07:39h
Foi celebrado nesse domingo, 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre os graves riscos provocados pelo consumo de cigarros.
Considerado pela OMS como a principal causa evitável de morte no mundo, o tabagismo está diretamente associado a doenças graves, como diversos tipos de câncer, especialmente o de pulmão, além de infarto, AVC, enfisema pulmonar e bronquite crônica. Além dos cigarros convencionais, os chamados cigarros eletrônicos ou vapes, infelizmente estão cada vez mais usados por jovens e também representam sérios riscos à saúde.
Em Pará de Minas, a Secretaria de Saúde desenvolve ações permanentes para o controle do tabagismo, como acolhimento, assistência e acompanhamento aos pacientes em todas as Unidades Básicas de Saúde. A prefeitura também oferta cuidados especializados na área da pneumologia. Centralizada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), essa assistência inclui consultas, exames e procedimentos.
A coordenadora das Equipes Multiprofissionais da Atenção Básica de Pará de Minas, Mary Campos, fala sobre o Dia Mundial sem Tabaco e a importância do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde para controlar o tabagismo:
Clique e ouça Mary Campos
O pneumologista Matheus Assunção Goebel, que atende no AME, enfatiza os principais malefícios que o cigarro causa ao organismo e as doenças mais associadas ao tabagismo:
Clique e ouça Matheus Goebel
A servidora pública Neide Almeida, ex-fumante, relata a experiência de ter participado de grupo antitabagismo e sua vitória contra o fumo. Ela também destaca os benefícios do abandono do cigarro para sua saúde:
Clique e ouça Neide Almeida
Em Pará de Minas, foram registradas 91 mortes por câncer de pulmão, traqueia e brônquios entre 2020 e 2026, segundo o Sistema de Informações Hospitalares, do Ministério da Saúde.
Por JC Notícias/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Arquivo Espacial FM
21/10/2025 - Detalhes sobre o impasse entre os servidores do sindicato dos servidores e a prefeitura
21/10/2025 - Saiba qual a idade mínima para uma criança andar em garupa de moto
21/10/2025 - Secretário alerta que vacinação em crianças e adolescentes pode salvar vidas!
20/10/2025 - Situação da implantação de uma UAI em Pará de Minas
20/10/2025 - Mortes de peixes no Rio Paraopeba: Laudo aponta despejo químico em Juatuba
20/10/2025 - Plano Local de Ação Climática (PLAC) de Pará de Minas começa no próximo dia 29