Com o avanço da digitalização dos serviços públicos no Brasil, especialmente aqueles relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), surgiu um aumento significativo nas tentativas de golpes digitais.
Aposentados e beneficiários, muitas vezes menos familiarizados com a tecnologia, tornaram-se alvos frequentes de criminosos que utilizam métodos como chamadas telefônicas, e-mails e aplicativos falsos para aplicar fraudes.
Em Pará de Minas, infelizmente, esses golpes também continuam crescendo, como confirma o coordenador do Procon, Bruno Souza:
Clique e ouça Bruno Souza
Bruno Souza alerta e orienta que familiares, além de pessoas próximas de idosos e pensionistas, ajudem a evitar esses golpes:
Clique e ouça Bruno Souza
As fraudes digitais seguem em alta no Brasil, e Minas Gerais está entre os estados mais afetados. No primeiro trimestre de 2025 foram registradas 302.197 tentativas de fraude em território mineiro, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O número faz parte do levantamento que aponta um cenário preocupante para toda a região Sudeste, que concentrou 1,63 milhão de ocorrências no período — 47,2% de todos os golpes identificados no País.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
31/01/2025 - Pará de Minas vai contar com novo local para emissão da Carteira de Identidade
31/01/2025 - IPTU: Prefeitura de Pará de Minas anuncia redução de parcelas para pagamento 2025
31/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
30/01/2025 - Pagamento do IPVA; é importante ter cuidado com golpes
30/01/2025 - Dia da Saudade: data reforça importância de valorizar o presente
30/01/2025 - Escola Livre de Teatro Benjamin de Oliveira abrirá novas vagas e horários
30/01/2025 - Chegada das chuvas intensas deixam Pará de Minas e cidades vizinhas em alerta