24/02/2026 às 08:35h
O Corpo de Bombeiros intensifica a orientação à população de Minas Gerais. Em dias de chuvas com intervalos, parte da população tem se deslocado para áreas de rios e cachoeiras, buscando maneiras de se refrescar.
Muitos banhistas aproveitando os dias quentes do verão para realizar atividades de lazer. Mas mesmo nestes momentos fica o alerta! No último sábado mesmo um homem de 35 anos morreu após ser surpreendido por uma cabeça d'água na Serra do Cipó, em Santana do Riacho.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima praticava rapel com um grupo, quando ocorreu o aumento do fluxo da água na queda da cachoeira. Além deste caso, aqui em nossa região tivemos uma ocorrência de afogamento na zona Rural de Papagaios. O Sargento Gustavo Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, falou a nossa equipe sobre os cuidados que devemos ter nestes locais:
Clique e ouça Gustavo Oliveira
Parte dos afogamentos ocorre em locais sem vigilância e poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção, como evitar entrar em águas desconhecidas ou turvas, não ultrapassar o nível da cintura, mesmo sabendo nadar, nunca nadar sozinho. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais também indica em quais situações as pessoas devem redobrar a atenção:
Clique e ouça Gustavo Oliveira
Um estudo recente mostra que alguns municípios com mais mortes por afogamentos dentre elas Felixlândia, Governador Valadares, Uberaba, Divinópolis, Betim, Conceição do Mato Dentro, Januária, Muriaé e Pompéu, com 7 cada uma. Em Pará de Minas, o Corpo de Bombeiros recebeu diversos chamados relacionados ao afogamento em 2025.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
08/01/2026 - Chuvas e descarte incorreto de lixo podem ser combinação perigosa para a cidade
08/01/2026 - 8 de Janeiro: ataque aos poderes completa 3 anos, com 810 condenados!
07/01/2026 - Lixo eletrônico enfrenta problemas com descarte em Pará de Minas
07/01/2026 - Instituto Padre Libério lança campanha de arrecadações de materiais escolares
07/01/2026 - Calor e chuva aumentam ocorrências envolvendo cobras em Pará de Minas
07/01/2026 - Acidentes com crianças durante as férias: Bombeiros fazem alerta aos responsáveis
06/01/2026 - Saiba como manter a alimentação saudável dos filhos durante as férias escolares
06/01/2026 - Prefeitura de Pará de Minas passa a emitir nota fiscal eletrônica no padrão nacional