A queda da temperatura provoca a contração dos vasos sanguíneos, o que pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar o coração. Isso aumenta o risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral), principalmente em quem já tem histórico de doenças cardíacas.
Ficar mais tempo em repouso, aliado ao sedentarismo no frio, prejudica a saúde cardíaca, como destaca o cardiologista Geraldo Nasser, o qual pontua que a exposição às baixas temperaturas pode contribuir para a piora no quadro clínico de saúde:
Clique e ouça Geraldo Nasser
De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), nesse período há um crescimento de 12% nas internações por alguma complicação cardiovascular. Essas mudanças na alimentação ocasionam diversas implicações, como confirma o médico:
Clique e ouça Geraldo Nasser
Para além do comportamento cultural de se alimentar mais na época do frio, o especialista em saúde do coração ressalta que as mudanças nos hábitos da população mudaram de forma excessiva no pós-pandemia:
Clique e ouça Geraldo Nasser
Produtos ultraprocessados são uma das principais causas de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e doenças cardiovasculares. Mas, a população pode adotar práticas saudáveis como a boa alimentação e o hábito de realizar alguma atividade física, seja caminhando, correndo, pedalando.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
15/06/2026 - Atletas de Destaque de Pará de Minas: conheça mais sobre Bruce Lee e Vitor Santos
15/06/2026 - Vendas de comidas típicas de Festas Juninas animam setor alimentício
15/06/2026 - Mercado de trabalho segue em constante mudança e desafia empresas e profissionais
15/06/2026 - Machados no Asfalto realizam campanha destinada a doação de sangue em Pará de Minas
12/06/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
12/06/2026 - Morre ex-diretora da FAPAM; sepultamento ocorreu nessa quinta-feira