02/06/2026 às 07:34h
O cenário das arboviroses representa uma redução significativa em relação aos períodos mais críticos já enfrentados em Minas Gerais. Para manter os números sob controle, novas estratégias de monitoramento e combate ao mosquito Aedes aegypti vêm sendo ampliadas ao longo dos últimos meses. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais já contabiliza mais de 61 mil casos prováveis de dengue neste ano. Desse total, cerca de 23 mortes pela doença já foram confirmadas. A chikungunya também segue em atenção, com mais de 12 mil casos prováveis registrados.
Apesar disso, 2026 tem apresentado uma incidência menor das doenças quando comparada aos grandes surtos anteriores. Entre as ações adotadas pela pasta para reforçar o combate ao mosquito está a política chamada “VigiDrones”, que utiliza drones para identificar possíveis criadouros em áreas de difícil acesso.
A tecnologia já mapeou cerca de 497 mil hectares de área urbana em Minas Gerais, o equivalente a aproximadamente 696 mil campos de futebol, identificando assim, mais de 334 mil pontos considerados de risco para proliferação do mosquito.
Segundo o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, o foco continua sendo a prevenção:
Clique e ouça Eduardo Prosdocimi
A operação conta com um investimento de cerca de R$30 milhões e segue sendo aplicada conforme os indicadores e necessidades de cada município mineiro.
Por Sarah Faria/Com informações da Agência Minas Gerais
Foto: Carol Souza/SES-MG
03/02/2026 - Volta as aulas: Nutricionista orienta famílias sobre preparação de lancheira saudável
03/02/2026 - ‘Doenças invisíveis’ afastam milhares de pessoas dos postos de trabalho
03/02/2026 - Excesso de chuva nos últimos dias prejudica cultivo de hortifrútis em Pará de Minas
02/02/2026 - Projeto Bombeiro Mirim está com inscrições abertas em Pará de Minas
02/02/2026 - Mudanças climáticas têm impactado o cotidiano da população durante período de chuvas