02/06/2026 às 07:34h
O cenário das arboviroses representa uma redução significativa em relação aos períodos mais críticos já enfrentados em Minas Gerais. Para manter os números sob controle, novas estratégias de monitoramento e combate ao mosquito Aedes aegypti vêm sendo ampliadas ao longo dos últimos meses. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais já contabiliza mais de 61 mil casos prováveis de dengue neste ano. Desse total, cerca de 23 mortes pela doença já foram confirmadas. A chikungunya também segue em atenção, com mais de 12 mil casos prováveis registrados.
Apesar disso, 2026 tem apresentado uma incidência menor das doenças quando comparada aos grandes surtos anteriores. Entre as ações adotadas pela pasta para reforçar o combate ao mosquito está a política chamada “VigiDrones”, que utiliza drones para identificar possíveis criadouros em áreas de difícil acesso.
A tecnologia já mapeou cerca de 497 mil hectares de área urbana em Minas Gerais, o equivalente a aproximadamente 696 mil campos de futebol, identificando assim, mais de 334 mil pontos considerados de risco para proliferação do mosquito.
Segundo o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, o foco continua sendo a prevenção:
Clique e ouça Eduardo Prosdocimi
A operação conta com um investimento de cerca de R$30 milhões e segue sendo aplicada conforme os indicadores e necessidades de cada município mineiro.
Por Sarah Faria/Com informações da Agência Minas Gerais
Foto: Carol Souza/SES-MG
06/11/2025 - Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos
05/11/2025 - Governo de Minas anuncia doação do Hospital Regional de Divinópolis à União!
04/11/2025 - Show de Prêmios da Apae vai movimentar o Patafufo no dia 8 de novembro
04/11/2025 - Candidato a Presidência da Câmara está otimista com possibilidades de ser eleito