30/09/2026 às 08:57h
Faltam quatro dias para o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para 4 de outubro. Na contagem regressiva, o JC Notícias continua trazendo informações para ajudar o eleitor a entender não apenas o que acontece diante da urna, mas também todo o trabalho realizado antes da votação começar.
Em Pará de Minas, a preparação envolve uma estrutura que precisa estar pronta para receber milhares de eleitores. No domingo, às seções eleitorais estarão abertas às 8h e funcionarão até as 17h, sempre pelo horário de Brasília.
Até a abertura das urnas, porém, existe uma série de procedimentos e pessoas envolvidas para garantir que tudo esteja funcionando. Na cidade, cerca de 1.500 pessoas trabalharão durante o pleito, sendo aproximadamente 900 mesários. Os responsáveis já passaram pelos treinamentos realizados nas últimas semanas e foram orientados sobre os procedimentos e possíveis situações que podem surgir durante o dia.
O chefe do Cartório Eleitoral de Pará de Minas, Moisés Januário, explica como será a programação desde o início dos trabalhos e o que o eleitor pode esperar no domingo:
Clique e ouça Moisés Januário:
Como esta é uma eleição com seis escolhas, o tempo necessário para a votação e para o encerramento pode variar. A expectativa do Cartório Eleitoral, no entanto, é que, em Pará de Minas, todos os procedimentos estejam concluídos até por volta das 20h.
E, justamente por envolver uma grande estrutura, que a preparação também inclui atenção aos imprevistos. Moisés destaca quais são as principais preocupações e expectativas para o dia do pleito:
Clique e ouça Moisés Januário,
Para o eleitor, a orientação é chegar com antecedência, conferir previamente o local de votação e levar um documento oficial com foto. E, principalmente, lembrar que, mesmo que o relógio marque 17h, quem já estiver na fila não perde o direito de votar: basta aguardar a distribuição das senhas e seguir as orientações da equipe da seção.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
24/03/2026 - Estatuto da Criança e Adolescente Digital está em vigor
24/03/2026 - ASSODIPAM celebra 26 anos com missa de ação de graças em Pará de Minas
24/03/2026 - Pará de Minas recebe na próxima sexta-feira, a 2ª Feira AgroExperts
23/03/2026 - Patronato completa 80 anos, amparando e formando jovens de Pará de Minas
23/03/2026 - Brasil caminha para um futuro sem pagamentos em espécie?
23/03/2026 - Retorno do El Niño pode trazer diversas mudanças no clima do país
23/03/2026 - Mato alto gera reclamações e preocupa moradores de Pará de Minas