01/10/2026 às 08:46h
Faltam três dias para o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para 4 de outubro. Na contagem regressiva, o JC Notícias continua trazendo informações para ajudar o eleitor a chegar ao domingo sabendo como será a votação e o que fazer em diferentes situações.
Para começar, é importante saber quem está apto a votar. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas entre 18 e 70 anos, já para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos, ele é facultativo. Essas regras fazem parte de um universo de 158,7 milhões de brasileiros, dos quais 16,4 milhões estão em Minas Gerais.
Mas e quem estiver longe da cidade onde vota? Existe o chamado voto em trânsito, que permite votar fora do domicílio eleitoral, desde que dentro do território brasileiro. O prazo para solicitar a modalidade, no entanto, terminou em 20 de agosto. O chefe do Cartório Eleitoral de Pará de Minas, Moisés Januário, explica como funciona essa modalidade e quais eleitores puderam se habilitar:
Clique e ouça Moisés Januário
Quem não estiver no próprio domicílio eleitoral e não tiver solicitado o voto em trânsito ainda pode justificar a ausência. Para o primeiro turno, o prazo termina em 3 de dezembro de 2026. Se houver segundo turno e o eleitor não comparecer, a justificativa deverá ser feita separadamente, até 8 de janeiro de 2027.
Moisés Januário também orienta sobre os procedimentos e os cuidados que o eleitor deve ter caso não consiga votar:
Clique e ouça Moisés Januário
A justificativa é importante para manter a situação eleitoral regularizada. Afinal, é por meio do voto que participamos ativamente de uma das decisões que definem os próximos anos do país.
E, no domingo, enquanto os eleitores estiverem nas urnas, a equipe da Espacial também estará mobilizada desde às 7h da manhã, acompanhando a votação e a apuração para levar aos ouvintes as principais informações das Eleições de 2026.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
28/08/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
27/08/2026 - Guardas no Museu celebra tradição e resistência do Congado em Pará de Minas
27/08/2026 - Nova UBS no JK é concluída e deve começar a atender moradores até setembro
26/08/2026 - Ligações indesejadas seguem sendo alvo de reclamações e Procon orienta