Capa da Página Eleitores escolhem Victor Gordo da Saúde para prefeito em São José da Varginha - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/08/2025 às 08:41h

Eleitores escolhem Victor Gordo da Saúde para prefeito em São José da Varginha

Facebook

Milhares de eleitores em São José da Varginha foram às urnas neste domingo (3). Um dos moradores que acordou cedo para votar foi o Seu Luiz, de 67 anos. Logo pela manhã (10 horas) aproveitou para exercer o direito à cidadania.

À equipe de reportagem do Jornal da Cidade, o morador contou quais eram suas expectativas antes da divulgação do resultado da eleição. Segundo Luiz, a cidade precisa avançar em alguns pontos, como no saneamento básico:

Clique e ouça Seu Luiz

São José da Varginha possui uma população estimada em 4.536 habitantes, segundo o último censo realizado no ano de 2022. Entre as principais atividades da economia local está a agricultura, com destaque para a produção de tomates.

Muitos trabalhadores têm que sair de São José da Varginha para trabalhar em indústrias de peças automotivas ou no setor de laticínios em Pará de Minas. A reportagem do JC Notícias constatou que essa é uma das principais demandas da população local, já que a cidade precisa exportar mão de obra para cidades próximas. É o que destacou a moradora Daniela Silva:

Clique e ouça Daniela Silva 


No aguardo pelo resultado da eleição, os candidatos e eleitores se reuniram na Praça São José, no coração da cidade. Todos aguardavam ansiosamente os primeiros boletins da urna. Unidos no mesmo espaço, e tons de laranja, os eleitores comemoram os primeiros números:

Clique e ouça José Wellington 

Servidor público municipal, Victor Gordo da Saúde (51 anos) foi eleito prefeito com 50,9% dos votos, e festejou em frente a Prefeitura da cidade a primeira eleição para o executivo:

Clique e ouça Victor Gordo 


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 3.202 eleitores compareceram às urnas, número que representou uma baixa abstenção. Em segundo lugar ficaram Josiana Soares de Carvalho Santana (PV) e Vander Lúcio Maia (PDT) com 1.430 votos, 45,88% dos votos válidos. Essa foi a primeira eleição suplementar na história do Centro-Oeste Mineiro.

A nova eleição foi convocada após o TSE indeferir o registro de candidatura de José Alves de Carvalho Neto, o Netinho (PP), o mais votado para prefeito em 2024.

Condenado por tráfico de drogas em 2017, Netinho ficou inelegível por oito anos, mas, ainda assim, concorreu em 2024. Por decisão do TRE, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sirley Leite (PP), assumiu interinamente a Prefeitura.

A diplomação dos candidatos eleitos será marcada pelo Juízo Eleitoral da 202ª Zona de Pará de Minas, devendo ocorrer até o dia 25 de agosto.


Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: