Os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem consultar a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”. O material está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e traz informações sobre a Matriz de Referência da prova, além de apresentar amostras comentadas de redações que receberam nota alta no Enem 2024.
Na, Redação, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
Cada redação será corrigida por dois avaliadores e cada um deles atribuirá uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Entre os critérios que conferem nota zero, estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às competências que serão exigidas no texto. Diante disso, nossa reportagem procurou a professora de Redação e Literatura, Laile Ribeiro de Abreu, a qual deu as principais dicas para o sucesso dos estudantes:
Clique e ouça Laile Ribeiro
A professora destaca que a preparação física e mental nos dias que antecedem as provas do Enem e na véspera, é também importante para o estudante:
Clique e ouça Laile Ribeiro
Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas nos dias 9 e 16 de novembro.
Por Sérgio Viana/Com Informações do gov.br
Foto: Arquivo Espacial FM
24/06/2025 - Nutricionista orienta sobre a importância da alimentação saudável para as crianças
23/06/2025 - O trabalho da PM na região foi o tema do Comentário de Hélverte Moreira
23/06/2025 - Atividades de Trekking crescem em Minas Gerais e revela aumento do setor de turismo
20/06/2025 - Márcia Marzagão esteve nesta sexta-feira no Jornal da Cidade