O deslocamento de jovens do campo para a cidade tem sido um desafio para a atividade rural em Pará de Minas. O censo agropecuário fez uma estimativa que aponta o envelhecimento dos trabalhadores rurais sem reposição nas camadas etárias mais baixas.
O desafio nas propriedades rurais atinge principalmente lavouras de tomates, hortifrútis e ordenhas leiteiras. O mesmo problema enfrentado pelo produtor rural Sérgio Almeida, que vive na Mata dos Pimentas, próximo a comunidade da Matinha, em Pará de Minas:
Clique e ouça Sérgio Almeida
Assim como Sérgio Almeida, centenas de produtores de leite na região vem enfrentando dificuldades na contratação da mão de obra. Atividades que durante muitos anos foram exercidas pelos pais e avós, mas que hoje os filhos e netos não desejam administrar.
Mesmo diante desse cenário, a agricultura familiar garante o abastecimento em mais de 70% da comida que chega à mesa dos brasileiros. Para o produtor Sérgio Almeida, mesmo em meio aos desafios impostos, à atividade permanece forte:
Clique e ouça Sérgio Almeida
Em 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes a agricultura familiar é a principal base econômica. O investimento em Políticas Públicas para manter a mão de obra com condições dignas de trabalho e a valorização dos profissionais são os pontos mais levantados entre essa população.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
18/02/2025 - Moradores são protagonistas no combate ao Aedes aegypti em Pará de Minas
17/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
14/02/2025 - Estação afro; Calendário de eventos promoverá valorização da cultura negra
14/02/2025 - Novas vagas; Escola de Artes e Ofícios Sica abre inscrições para 18 cursos
14/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego