01/09/2026 às 09:00h
A literatura ganhou rosto, voz e histórias reais para um grupo de estudantes de Pará de Minas, na última semana. A escritora, psicóloga e empreendedora, Karine Xavier Faria Gabriel participou de um encontro na Academia Municipal de Letras, onde conversou com alunos da 5ª série da Escola Estadual Torquato de Almeida, contando sobre sua trajetória, o processo de escrita e as experiências que deram origem ao livro “Um Lugar Que É Meu — Entonces, una sonrisa basta!” (2025), publicado pela Mosaico Editora.Mais do que apresentar a obra, Karine teve a oportunidade de contar pessoalmente aos jovens parte da história registrada em suas páginas. Da infância no distrito de Carioca, em Pará de Minas, às experiências no teatro, passando pela formação profissional e à constituição da família, a autora mostrou aos estudantes como diferentes capítulos de uma vida podem se transformar em literatura.
Para Karine, estar diante de crianças que estão construindo a própria relação com os livros tornou o encontro ainda mais significativo:
Clique e ouça Karine Xavier
Ao final da atividade, todos os estudantes participantes receberam um exemplar do livro. Karine adianta o que o leitor pode encontrar na obra:
Clique e ouça Karine Xavier
A primeira incursão de Karine no universo literário nasceu a partir de conversas com o escritor José Roberto Pereira, membro da Academia de Letras de Pará de Minas.
Foi durante encontros no Laboratório do Ser, oficina conduzida por José Roberto, que ela percebeu que as experiências de Karine poderiam ganhar forma e chegar a outras pessoas por meio da escrita:
Clique e ouça José Roberto Pereira
O livro já chegou à segunda impressão, depois da distribuição dos exemplares da primeira tiragem.
Um dos diferenciais do encontro com os estudantes na Academia de Letras, foi permitir que os alunos ultrapassassem as páginas e conhecessem quem está por trás delas. Para os estudantes, ouvir a história diretamente de Karine aproximou o universo da literatura da própria realidade. A aluna Lavínia Nogueira adorou a experiência:
Clique e ouça Lavínia Nogueira
A proposta faz parte do trabalho da Academia de Letras de Pará de Minas de aproximar escritores da comunidade, estimular novos leitores e mostrar às crianças e aos adolescentes que a escrita também pode nascer das experiências, memórias e perspectivas de pessoas próximas a eles.
O encontro também antecipou uma novidade da trajetória literária de Karine Xavier. A autora já concluiu seu segundo livro, desta vez direcionado especialmente ao público infantojuvenil. A obra, intitulada “Pepê não disse adeus!”, já foi encaminhada à editora e está em processo de preparação para publicação.
Por JC Notícias
Foto: Maurício Azevedo
25/03/2026 - Ascicred anuncia rateio de R$ 16 milhões para os cooperados
25/03/2026 - Águas de Pará de Minas promove ação especial para comemorar o Dia Mundial da Água
24/03/2026 - Estatuto da Criança e Adolescente Digital está em vigor
24/03/2026 - ASSODIPAM celebra 26 anos com missa de ação de graças em Pará de Minas
24/03/2026 - Pará de Minas recebe na próxima sexta-feira, a 2ª Feira AgroExperts
23/03/2026 - Patronato completa 80 anos, amparando e formando jovens de Pará de Minas
23/03/2026 - Brasil caminha para um futuro sem pagamentos em espécie?