O número de idosos cresceu no Brasil nos últimos anos, conforme aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país (22.169.101) chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4%, frente a 2010, última vez que foi realizado Censo.
Segundo o Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, mais de 90 mil pessoas com 60 anos ou mais foram vítimas de algum tipo de violência no ano passado. Violações físicas, patrimonial e psicológica estão entre as práticas criminosas mais comuns em Pará de Minas.
O diretor do Sistema Único de Assistência Social e psicólogo na Secretaria em Pará de Minas, Marcos Figueiredo analisa o cenário de aumento da expectativa de vida da população brasileira e os impactos no crescimento das violações contra os idosos:
Clique e ouça Marcos Figueiredo
Para a psicóloga Caroline Moreira, os conflitos entre familiares e a violência psicológica estão entre as mais denunciadas no Disque 100. Entre as queixas feitas pelos idosos, estão a perda de autonomia e o abandono, sendo a depressão umas das principais causas de adoecimento mental gerada pelo abandono:
Clique e ouça Caroline Moreira
A população idosa em Pará de Minas cresceu e hoje corresponde a aproximadamente 20 mil pessoas. E esse grupo tem buscado cada vez mais autonomia quanto as atividades do dia a dia. Seja na ida ao banco, tarefas de casa, exercícios físicos e reuniões com amigos e familiares.
Em uma vida marcada por desafios/dificuldades esperasse chegar a melhor fase da vida com dignidade. Diante disso, as autoridades orientam que qualquer pessoa que presencie ou suspeite de violência contra idosos deve denunciar, discando 100.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
02/05/2025 - Queima do Alho será realizada no próximo domingo em Igaratinga
02/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
02/05/2025 - OAB Pará de Minas vai promover evento no centro da cidade
30/04/2025 - Solução para o transporte público; será que estamos próximos disso?
30/04/2025 - Tradicional Festa de Santa Cruz em Bom Jesus do Oeste começa nesta quinta
30/04/2025 - Saiba o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador
30/04/2025 - Prazo vence e Pará de Minas perde mais de R$ 2 milhões para construir a UBS São Pedro