26/06/2025 às 08:42h
Nesta sexta-feira, 27, às 9 horas, na próxima edição do projeto Estação Afro, será exibido o documentário Sá Rainha e os Capitães do Mar. A produção revela a festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário em Minas Gerais, com foco na cultura e tradições das cidades de Pará de Minas, Mariana, Ouro Preto, Divinópolis e Congonhas.
O filme, dirigido por Igor Bastos, entrelaça a memória de infância do diretor com seu reencontro, 21 anos depois, com um capitão da guarda, explorando a importância do festejo e a fé dos participantes. Um dos capitães retratados no documentário é Wallace Souza, Capitão Mor da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Os Nonatos, de Pará de Minas.
João Batista Leite, responsável pela Estação Cultural, falou sobre a realização do Estação Afro e comentou a respeito da exibição do documentário:
Clique e ouça João Batista Leite
De acordo com João Batista a pretensão da Secretaria Municipal de Cultura é fazer com que o projeto faça parte do calendário festivo da cidade, contribuindo para a divulgação da arte e cultura negra de Pará de Minas:
Clique e ouça João Batista Leite
A Estação Cultural está localizada na Praça Torquato de Almeida e a exibição do documentário será aberta ao público.
Por Sérgio Pêgo/Com informações da Prefeitura de Pará de Minas
Fotos: Prefeitura Pará de Minas
14/01/2026 - Inácio Franco comenta sobre possibilidade de disputar eleições para deputado neste ano
14/01/2026 - Águas de Pará de Minas prorroga inscrições para o Programa de Estágio 2026
14/01/2026 - Remédios caseiros auxiliam no tratamento de síndromes gripais
13/01/2026 - Colônia de Férias do Patronato tem início: o momento é de diversão
13/01/2026 - Diretoria do Rio Branco cobra celeridade na revitalização do Estádio Edson Campolina
13/01/2026 - Nutricionista orienta sobre bons hábitos alimentares durante o calor