13/11/2025 às 08:43h
O ex-prefeito de Pará de Minas, Eli Pinto de Faria, mais conhecido como Tilili, foi condenado pela Justiça a ressarcir os cofres públicos em R$ 1.133.212,50 por atos de improbidade administrativa cometidos durante seu mandato entre 1997 e 2000. A decisão, que transitou em julgado, não permite mais recursos e confirma a responsabilidade do ex-gestor pelas irregularidades apontadas.
A condenação é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que investigou a aplicação indevida de recursos públicos durante a administração de Tilili. Segundo a denúncia, houve fraudes em processos licitatórios e a entrega de bens diferentes dos contratados, o que gerou prejuízo ao erário.
Com o trânsito em julgado, Eli Pinto de Faria deverá negociar diretamente com a Prefeitura de Pará de Minas a forma de pagamento do valor estipulado. A condenação também pode acarretar outras sanções, como a suspensão dos direitos políticos e a proibição de contratar com o poder público, conforme previsto na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992).
A Prefeitura de Pará de Minas, através da atual procuradora-geral do município, Débora Faria Castro explicou sobre a execução da sentença:
Clique e ouça Débora Faria
A procuradora explica mais sobre a condenação e detalha que além de Tilili, outros réus do processo foram condenados e terão que devolver valores ao município:
Clique e ouça Débora Faria
Doutora Débora explica que o dinheiro voltará aos cofres públicos e poderá ser usado da maneira que o prefeito achar melhor para o município:
Clique e ouça Débora Faria
Já o ex-prefeito Tilili não foi localizado pela reportagem para comentar a decisão, mesmo após mensagens enviadas através de WhatsApp e ligações telefônicas. O espaço segue aberto.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
31/07/2025 - O sucesso dos mercadinhos de bairro diante da concorrência das grandes redes
31/07/2025 - Sicoob Credirural doa aparelhos de TVs e máquinas de senhas para o HNSC
31/07/2025 - Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Incêndio na UPA de Pará de Minas
31/07/2025 - Após condenação de pais, advogado alerta sobre exposição de filho nas redes sociais
30/07/2025 - Pais aproveitam férias escolares para brincar com os filhos no Bariri
30/07/2025 - Motoristas contestam novo reajuste salarial do setor de transporte em Pará de Minas
30/07/2025 - Ponto de Apoio do CRAS no Santos Dumont muda de endereço